A Voz do Bispo › 31/12/2021

“Ano Novo! Vida Nova!”

A passagem de ano é sempre uma ocasião de avaliação e projeção. Ao concluir um ano civil, é espontâneo se perguntar: como foi? Quais realizações? Quais frustrações? Quais desafios e dificuldades que tivemos que enfrentar? Ao iniciarmos o novo ano vem, ao natural, pensar: Como vai ser? O que se apresenta no horizonte? Quais projetos entram em nossa agenda?

Passamos um longo período marcado pela pandemia, pela necessidade do distanciamento social, em alguns momentos ouvindo a palavra de ordem: “fiquem em casa”. O uso de máscara em ambientes públicos fazendo-nos sentir amordaçados, com pouca comunicação, sem poder acolher com um sorriso, preocupados em proteger-se e não contagiar ninguém.

Situações esquisitas e constrangedoras, um certo medo pairando no ar, ameaçados por um vírus invisível a olho nu, mas mortífero, especialmente para com os mais frágeis e vulneráveis. Todos estamos esperando o “novo normal”.

Iniciando o Ano Novo, com o Dia Mundial da Paz, temos a sensação de estarmos entrando nesse “novo” tão desejado. O fato de estarmos imunizados com a bendita vacina já nos sentimos mais a vontade. Ficamos tristes quando ouvimos dizer que ainda tem pessoas que resistem à vacinação, colocando em risco as suas e as nossas vidas.

O lema da Campanha da Evangelização do nosso Regional Sul III: “Não tenhais medo!” encorajamento de Deus a Maria, José e aos pastores, veio nos preparando para acolhermos o “Deus que vem”, o “Verbo da Vida”, “O Príncipe da Paz” com esperança e confiança que algo bom vai acontecer.

O Príncipe da Paz que se oferece como tábua de salvação, não se cansa de bater a nossa porta. Ele deseja entrar e fazer morada em nós, habitar nossa vida, a vida de nossas famílias, comunidades e povos. Para os que teimam andar nas trevas Ele oferece sua luz, sua estrela, seu amor, seu consolo, o aconchego da manjedoura.

O Menino envolto em faixas que acabamos de contemplar nos lembra que “o Natal é Jesus”. Ele vem nos abrir para a esperança. Iniciar um novo ano deixa em nós a vontade de ‘começar de novo’, com um novo entusiasmo e vigor, certos que amanhã será melhor que hoje. Não nos deixemos abater pelas dificuldades, crises, dúvidas e incertezas. O amor de Deus é maior que tudo isso.

“O povo que andava na escuridão viu uma grande luz, para os que habitavam as sombras da morte uma luz resplandeceu. Multiplicaste sua alegria, redobraste sua felicidade… O amor apaixonado do Senhor dos exércitos é que há de fazer tudo isso.” (Is 9, 1-6).

Deixemo-nos provocar por essa e outras Palavras que ouviremos neste tempo. Deixemo-nos olhar e envolver por esse amor apaixonado do Senhor. A todos, os irmãos e irmãs de nossa amada Diocese, aos veranistas que passam alguns dias conosco desejamos um ANO NOVO recheado de muitos encontros marcados pela amizade, esperança e paz em Cristo Jesus. Que esse ANO NOVO venha acompanhado por uma VIDA NOVA. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

 

Para refletir: O que há de novo nos meus passos? O que quero renovar em mim e na minha família? O que está despontando no horizonte como apelo para 2022?

 

Textos bíblicos: Is 60, 1-6; Lc 2, 16-21; Mt 2, 1-12; Sl 66(67).

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.