Notícias da diocese › 22/02/2019

Mampituba celebra o 1º aniversário da 41ª Romaria da Terra do RS

Na manhã do último domingo, 17 de fevereiro, em Rio de Dentro, município de Mampituba, uma Missa presidida pelo bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, celebrou o 1º aniversário da 41ª Romaria da Terra do RS, que aconteceu nessa comunidade em 13 de fevereiro de 2018.

O evento que nunca havia sido realizado no Litoral Norte gaúcho reuniu milhares de romeiros e romeiras de todo o estado para celebrar as lutas da terra e, nesta edição, em especial, para refletir sobre as causas ligadas às mulheres. Com o tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”, a 41ª Romaria da Terra do RS promoveu o debate de questões relacionadas aos direitos no meio rural e na terra, o empoderamento feminino, as reivindicações da população, fortalecendo o diálogo entre lideranças e comunidade.

Mampituba também sediou nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2018 o 13º Acampamento Estadual da Juventude, evento que antecedeu a Romaria da Terra e que reuniu jovens de todo o RS.

Após a Missa aconteceu a inauguração de um monumento na praça da comunidade de Rio de Dentro, marcando a realização da Romaria nesse local para assim manter sempre viva na história do município a realização deste grande evento. Que por meio do monumento inaugurado, sigamos fortalecidos e unidos em prol da justiça social e pelos direitos humanos, principalmente, ouvindo a voz das mulheres que lutam por igualdade de direitos, promovendo a vida e denunciando toda e qualquer forma de violência contra as mulheres, ainda tão presentes em nossa sociedade.

Por Luciano Réus – Pascom da Paróquia Senhor Bom Jesus