Notícias da diocese › 31/07/2019

Lideranças se reúnem em preparação ao Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias em Caraá

No próximo sábado, 03 de agosto, das 8h30min às 15h, no Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas, em Caraá, os animadores de Grupos de Famílias, coordenadores e assessores da Juventude Missionária e Infância e Adolescência Missionária, coordenadores de Capelinhas e Apostolado da Oração, coordenação do Núcleo da CRB/RS, padres, diáconos e seminaristas da Diocese de Osório se reunirão para o encontro em preparação ao Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias 2019.

O Encontrão que ocorre no dia 05 de outubro, abrirá o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa Francisco e terá como tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja.

De acordo com o coordenador do Conselho Missionário Diocesano, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, o encontro no próximo sábado, 03, no local que vai acolher o Encontrão dos Grupos de Famílias 2019, objetiva planejar e definir o cronograma, infraestrutura e todas as necessidades para a realização do evento.

Os participantes devem levar ao encontro a Bíblia pessoal, o Livreto dos Grupos de Famílias,  e o Guia Mês Missionário Extraordinário, o qual cada paróquia recebeu um exemplar, além de lanche para partilha no café da manhã.

Mês Missionário Extraordinário

Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciou publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV.

Neste mesmo dia o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comité supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como, associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

Despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral é o objetivo deste mês que está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “A ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15). Trata-se de “pôr a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém” (Reunião do Comitê diretivo do CELAM, Bogotá, 7 de setembro de 2017).

Fonte: POM