Notícias da diocese › 26/11/2018

Jovens da Diocese de Osório participam do Bote Fé 2018 em Parobé

Foto: Thafarel Camargo

Nem mesmo a chuva atrapalhou mais de 11 mil jovens católicos de realizarem uma bela festa na cidade de Parobé-RS. A terceira edição do Bote Fé contou com a presença de representantes das 18 dioceses do Rio Grande do Sul, no sábado, 24 de novembro. Da Diocese de Osório, cerca de 200 jovens de grupos das paróquias de Torres, Morrinhos do Sul/Mampituba, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, Osório, Arroio do Sal, Terra de Areia, Caraá, Santo Antônio da Patrulha e Maquiné estiveram presentes e participaram da programação que iniciou às 9h, com a acolhida, seguida de partilha das experiências missionárias realizadas por diversos grupos de jovens, durante todo o ano.

De acordo com o referencial para o Setor Juventude da Diocese de Osório, o seminarista Adriano Cristovam Bitencourt, em clima de alegria, festa e partilha, os grupos de jovens da nossa Diocese, com seus diversos carismas, reuniram-se para registrar o rosto jovem da Igreja no Litoral Norte gaúcho com a foto que segue:

No início da tarde, a galera participou de oficinas sobre temáticas da vida juvenil, como a depressão e o suicídio, comunicação e fake news, grafite, skate e evangelização da juventude. O Bote Fé emocionou, animou e celebrou a vida e a missão de muitos jovens.

Foto: Dener Job

Com tema “Festa das Cores”, o Bote Fé 2018 contou com a participação das bandas e dos grupos de teatro e de dança escolhidas por votação. Os músicos da Alma Missionária, de Sananduva; Samba da Fé, de Rio Grande e Folclore do Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA), de Caxias do Sul, embalaram a galera. Teve ainda teatro, também com a galera do EJA, e a dança ficou por conta das Estrelinhas de Jesus, de Novo Hamburgo.

O ponto alto do Bote Fé 2018 foi a celebração Eucarística, presidida pelo bispo de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel e concelebrada pelos bispos das dioceses de Caxias do Sul, Montenegro e Cruz Alta, além dos arcebispo e bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Jaime Spengler e dom Adilson Busin e mais uma dezena de padres e diáconos. O referencial para a juventude católica do Rio Grande do Sul e bispo de Cruz Alta, dom Adelar Baruffi, considera o sucesso do evento como um sinal. “Essa grande festa mostra que estamos no caminho certo. Ao longo de três anos desenvolvemos um processo de articulação em todo o estado e estamos coroando essa caminhada”, completou.

Para finalizar essa grande festa da juventude Católica do Rio Grande do Sul, às 19h30 subiu ao palco o DJ Angelus, atração nacional, que comandou a balada ao som de remixes religiosos. Num momento emocionante aconteceu a grande Festa das Cores. Os jovens estouraram saquinhos de pó colorido, que expressaram a alegria da diversidade juvenil que está presente da vida da Igreja.

Você pode conferir a Festa das Cores no vídeo:

Emocionado, o coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, padre Rudinei Zorzo, fez a sua avaliação. “Momento bastante forte, com a presença de milhares de jovens. Acima de tudo, um dia muito rico, onde pudemos, acima de tudo, vivenciar a festa do encontro, onde percebemos como os jovens quiseram se encontrar, trocar experiências, jogar bola, andar de skate, enfim. Queríamos fazer uma festa com a cara da juventude, e conseguimos”, finalizou.

Serviço de Evangelização da Juventude

Sediado em Porto Alegre, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3, o Serviço de Evangelização da Juventude tem por missão traçar metas comuns e acompanhar o processo de educação na fé dos jovens das 18 dioceses do Rio Grande do Sul. Atualmente, é coordenado pelo padre Rudinei Zorzo e tem como referenciais o bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Adilson Busin, e o bispo de Cruz Alta, dom Adelar Baruffi. O canal institucional de comunicação é www.eaitche.com.br.

Fonte/Fotos: Eaí Tche e Setor Juventude da Diocese de Osório