Notícias da diocese › 15/02/2018

Iniciou o tempo de preparação à Páscoa

Iniciou ontem, na quarta-feira de cinzas, 14, o tempo da Quaresma para os católicos, período em preparação para a Páscoa, a festa da ressurreição de Cristo. A partir da Quarta de Cinzas, durante 40 dias que antecede a Paixão de Jesus, o cristão é chamado a voltar-se para Deus, de modo especial pelo jejum, pela oração e pela caridade.

O Papa Francisco, na mensagem para a Quaresma deste ano, observa: “Com a presente mensagem desejo, este ano também, ajudar toda a Igreja a viver, neste tempo de graça, com alegria e verdade; faço-o deixando-me inspirar pela seguinte afirmação de Jesus, que aparece no evangelho de Mateus: ‘A maldade se espalhará tanto que o amor de muitos esfriará’ (24, 12)”.

Também em vista da preparação para a Páscoa, as paróquias disponibilizam o tradicional kit produzido pelo Regional Sul 3 da CNBB, com o livreto para encontros entre vizinhos e grupos de famílias, um adorno para a porta no formato do mapa do Rio Grande do Sul e um cofre para donativos às causas sociais da Igreja.

De acordo com o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, “o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil disponibiliza este subsídio para o tempo da Quaresma, a fim de favorecer o encontro de irmãos e irmãs em torno da Palavra do Senhor. Ela nos orienta, sustenta, impulsiona, corrige, anima”.