Iniciação à Vida Cristã foi aprofundada na Assembleia Diocesana do Clero

A Assembleia Diocesana do Clero, em seu segundo dia, 24 de outubro, em Arroio do Sal, teve pela manhã o estudo sobre o documento 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, cujo texto foi aprovado pela 55ª Assembleia Geral da CNBB, neste ano, em Aparecida.

O Documento foi abordado na Assembleia Diocesana de Pastoral, que reuniu as principais lideranças paroquiais e diocesanas, no início de outubro, em Torres. Agora, o Clero Diocesano aprofunda o estudo sobre as novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã com o propósito de buscar novos caminhos pastorais e reconhecer que a inspiração catecumenal é uma exigência atual para toda a Igreja Católica no Brasil.

Ainda pela manhã, ocorreu a leitura e partilha do texto “Paróquia e Iniciação Cristã Catecumenal: a interdependência entre renovação paroquial e mistagogia catecumenal”, de Joao Fernandes Reinert. Proposta que apresenta reflexão sobre duas instituições fundamentais da Igreja: a paróquia e a iniciação cristã catecumenal. As quais são consideradas pelo autor como os maiores desafios pastorais da atualidade – a transmissão da fé às novas e futuras gerações e as estruturas eclesiais nas quais esta fé é transmitida e vivenciada.

Pela tarde, padres e diáconos se reuniram em grupos, conforme as áreas pastorais, e dedicaram-se ao trabalho de avaliação dos conselhos pastorais e propostas para 2018. Após, novamente no grande grupo, padres referenciais de algumas pastorais expuseram as atividades previstas para o próximo ano, como a Pastoral do Dízimo, Setor de Liturgia, Pastorais Sociais, Serviço de Animação Vocacional e o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos.

O dia foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl, às 19h. A Assembleia tem seu encerramento previsto para  esta quarta-feira, 25 de outubro.

Fotos: Pe. Leonir Alves