Notícias da diocese › 18/07/2017

Impressões sobre a Visita Pastoral em Dom Pedro de Alcântara

O bispo dom Jaime Pedro Kohl realizou a Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Dom Pedro de Alcântara, entre os dias 12 e 16 de julho. Paróquia que tem por pároco o Pe. Adalberto Lummertz Borges e o pároco emérito, pe. Roberto Egydio Pezzi.

Após a Visita, o dom Jaime Kohl escreve suas impressões sobre tudo o que encontrou nas comunidades, famílias e na atuação evangelizadora no município:

“A caminhada da Visita Pastoral continua  e a paróquia visitada foi Nossa Senhora do Amparo, que está entre as menores da Diocese.

O primeiro dia, 12, pela tarde passamos na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, nos Magnus, onde além da Santa Missa visitamos alguns doentes e uma produção agroecológica.

No segundo dia, 13, visitamos alguns doentes do Porto Colônia pela manhã e, pela tarde, também visitas aos doentes e celebração eucarística na comunidade Nossa Senhora de Fátima. À noite, reunião com os Conselhos e lideranças de toda a Paróquia. Depois de um exercício de Leitura Orante da Palavra, repassamos o plano de pastoral já elaborado, conversando sobre as ações em ato e outras a encaminhar.

Na sexta, 14, na parte da manhã realizamos o encontro com o prefeito da cidade e visitamos a Escola. Pela tarde visitamos a Escola da comunidade dos Hilários e duas celebrações eucarísticas: às 17h, na comunidade Morro das Pedras e, às 19h, na comunidade dos Mengues.

No sábado pela manhã participei do Encontro dos Catequistas em Osório e, pela tarde, às 15h, a celebração eucarística na comunidade Nossa Senhora Aparecida do Porto Colônia e, às 18h, na comunidade dos Hilários.

No Domingo, a Santa Missa às 9h30min na sede da Paróquia, no Centro de Dom Pedro de Alcântara com boa participação das crianças e adolescentes da catequese e seus familiares. Também a estréia de vários coroinhas que foram preparados pelo seminarista Assis que acompanhou toda a Visita.

Minha impressão sobre a caminhada desta Paróquia é que está se afirmando e melhorando o seu sentido de pertença e tomando consciência que tem condições de andar com as próprias pernas. Os leigos se mostram muito interessados em colaborar com o seu pároco e assumindo com disposição seus ministérios e serviços.

Uma paróquia que não tem muitas pastorais específicas estruturadas (pastoral da criança, da pessoa idosa e outras) mas tem ações concretas de atenção aos doentes e necessitados.

A principal ação evangelizadora, além das celebrações eucarísticas nas comunidades feitas com regularidade pelo padre, é a da catequese de crianças e adolescentes. Percebesse a presença de jovens bons e generosos nas comunidades. Alimentam o desejo de voltarem se reunir como grupos de jovens.

Com a nova administração municipal determinada a fazer um trabalho de condução transparente e justa, respira-se um clima de esperança e confiança. O fato de ter uma população pequena e completamente voltada à produção de alimentos, a perspectiva é positiva.

Exorto as comunidades a fortalecerem seus vínculos como paróquia, assumindo juntas as responsabilidades. No setor da sustentação precisa investir mais na Pastoral do Dízimo, constituindo pequenas equipes nas comunidades que levem adiante este trabalho.

Louvo a Deus pela caminhada que esta paróquia vem fazendo e que Nossa Senhora do Amparo, ampare todas as iniciativas que precisam ser implementadas.

Dom Jaime Pedro Kohl – bispo da diocese de Osório.

Fotos: Arquivo da Paróquia Nossa Senhora do Amparo