Notícias da diocese › 05/05/2021

Igreja Católica no Rio Grande do Sul promove coleta em favor da Missão em Moçambique

Nos dias 22 e 23 de maio, todo o Estado é convidado a contribuir com a missão ad gentes na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique.

São 27 anos de história e mais de 65 missionários enviados no projeto de parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique.

A equipe hoje é integrada pelo padre Luiz Weber e pela jovem leiga Maria Isabel Tromm e tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local a fim de atender suas necessidades mais básicas. Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral.

Atualmente, a equipe missionária é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam cerca de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área de educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 50 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que acompanha cerca de 100 crianças e adolescentes e oferece também uma turma de alfabetização para 20 mulheres.

Para conhecer mais o projeto, assista o Documentário produzido pelo Conselho Missionário Regional, por ocasião dos 25 anos de Missão em Moçambique.

Para ajudar na animação da Coleta, você pode fazer downloads dos materiais disponíveis aqui.

Manutenção

Para garantir a sustentabilidade da missão, a Igreja do Estado conta com a solidariedade dos fieis de todo o Rio Grande do Sul. Na celebração de Pentecostes – este ano dias 22 e 23 de maio – as paróquias e capelas de todo o Estado realizam a coleta que mantém esta e outras ações missionárias da Igreja do Rio Grande do Sul.

Os recursos arrecadados também apoiam a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias e com projetos missionários na Amazônia.

A colaboração de cada um faz a diferença e nos impulsiona para a missão, a partir desse compromisso concreto, lá em terras moçambicanas. Este ano, por causa da pandemia, as celebrações estão com público restrito e muitas pessoas optam por ainda permanecer em isolamento social. Se você não vai à Igreja neste fim de semana, contribua pela conta:

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Banco Sicredi

Cooperativa: 0116

Conta Corrente: 08355-0

Pix: 33685686001041

Que nossa partilha em Pentecostes seja em todo Rio Grande do Sul um profundo gesto de amor e solidariedade. Contribuir e rezar também é estar em missão!

Fonte: CNBB Sul 3