Notícias da diocese › 21/11/2018

Estudo e aprofundamento do tema da CF2019 ocorre em dezembro

Campanha da Fraternidade 2019 (CF2019) terá como tema, “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema, “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), visando aprofundar o que são as Políticas Públicas enquanto garantidoras de direitos.

E para uma melhor vivência da proposta da CF2019, a Diocese de Osório, habitualmente, promove um encontro de estudo e aprofundamento do tema voltado a todos os leigos/as, clero e demais pessoas interessadas.

O Encontro ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2018, terça-feira, das 19h às 22h, no salão da Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório. Assessorando o encontro estará o especialista em Bioética e mestre em Comunicação, Rui Antônio de Souza, graduado em Filosofia e Teologia e com larga experiência profissional junto à redação do Jornal Mundo Jovem.

De acordo com o assessor, a CF2019 pode ser chamada “a campanha das campanhas”. O motivo é o tema, “Políticas Públicas”,  muito bem escolhido pelos bispos, ainda mais se considerado o contexto social, econômico e político que estamos vivendo em nosso país.

Uma tema que sem dúvidas instiga todos/as a olhar sobretudo para a realidade das pessoas que mais sofrem as consequências de um sistema que impede a vida com dignidade.

Mas o que seriam as Políticas Públicas?

Rui explica que as “Políticas Públicas são um direito da cidadania e servem para garantir os direitos fundamentais à saúde, educação, moradia, trabalho, cultura, lazer, acesso às tecnologias, preservação do meio ambiente, entre outros. E falar de Políticas Públicas é justamente falar de uma forma de ação do Estado, desde a elaboração, execução, participação popular até a avaliação, num percurso que dificulta a corrupção e a politicagem, além de permitir que se chegue a resultados concretos e que mudam a vida das pessoas.”.

Desde 1964, a CNBB propõe um tema relevante para a sociedade brasileira refletir e engajar-se durante a Campanha da Fraternidade. O método ver, julgar, agir conduz a uma prática transformadora diante das situações de injustiça e de agressão à vida.

 

Participe do estudo e aprofundamento!

Quando: 11 de dezembro, terça-feira

Horário: Das 19h30min às 22h

Local: Salão paroquial da Catedral – Centro de Osório

 

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.