Artigos › 26/05/2021

Episcopado Gaúcho convida para Mutirão contra a Fome em Corpus Christi

O contexto não é fácil, sabemos. Além das dores e perdas que experimentamos diretamente pelo Covid-19, precisamos também reconhecer também o sofrimento de muitos irmãos e irmãs que sofrem ainda outras dificuldades, nascidas ou agravadas pela pandemia que afeta o mundo desde março do ano passado.

No Brasil, quase 60% da população brasileira – 125,6 milhões – sofreram ou sofrem insegurança alimentar durante a pandemia. Isto significa que mais da metade dos habitantes de nosso país não comeu em quantidade e qualidade ideais desde a chegada do Covid em nossas vidas.

É olhando especialmente para esta realidade da fome, que a coordenação da 6ª Semana Social Brasileira no Estado inicia nesta terça-feira a Semana de Ativismo Contra a Fome. A ação começa hoje e se estende até o dia 03 de junho, na celebração de Corpus Christi.

Para motivar ações de solidariedade em todo o Regional, os arcebispos e bispos de todo o Estado enviam sua mensagem: Vamos Juntos Cuidar para que todos tenham vida!

No vídeo, Dom Silvio Guterres Dutra, bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora do Regional Sul 3, explica que a iniciativa “é um tempo de chamada para a solidariedade” e que está em sintonia com a Campanha É tempo de Cuidar e com o Pacto pela Vida e pelo Brasil, iniciativas da CNBB.

O Presidente do Regional Sul 3, Dom José Gislon, destaca que “tendo presente a realidade da fome que atinge milhares de famílias, a Igreja Católica, através dos seus pastores, faz este apelo ao querido povo de Deus”. Dom José  ressalta também que não é possível celebrar o Corpo de Cristo atualmente sem pensar na solidariedade a que somos chamados e aponta que “As palavras de Jesus devem ressoar no nosso coração diante da realidade que estamos vivendo, lembrando que o nosso Salvador instituiu na última ceia, na noite em que foi entregue, o sacrifício Eucarístico do Seu Corpo e Sangue”.

A proposta para todo o Estado em Corpus Christi é para ações de solidariedade na festa de Corpus Christi. A sugestão é que cada arqui/diocese identifique a melhor proposta de ação para a sua realidade, mas que não deixe de pensar naqueles que mais precisam. O importante é que em cada lugar sejam promovidas iniciativas de solidariedade e compromisso como os mais necessitados, fortalecendo as redes de solidariedade já existentes para a entrega e distribuição dos alimentos, roupas e produtos arrecadados.

Confira a seguir o vídeo na íntegra:

Fonte: CNBB Sul 3