Notícias da diocese › 09/12/2017

Encontro em preparação ao Ano Pastoral aconteceu em Torres

As paróquias São Domingos de Torres e a São Pedro de Xangri-Lá já vivem a expectativa de receber novos membros para atuar no trabalho pastoral.

O seminarista Adriano Bitencourt, que passará a residir na casa paroquial de Torres, a partir da segunda quinzena de janeiro, e o seminarista Éderson Oliveira, que residirá em Xangri-Lá, realizarão o Ano Pastoral, oportunidade de se estar mais fortemente inserido nas atividades pastorais e no dia-a-dia das Paróquias.

O Ano Pastoral trata-se de uma etapa na formação dos seminaristas que, na maioria das vezes, durante o curso de Teologia fazem uma pausa nos estudos universitários para a realização de uma verdadeira imersão paroquial com vistas a ordenação presbiteral num futuro breve, cerca de 3 anos.

Neste sábado, 9 de dezembro, aconteceu o primeiro encontro para orientar a experiência pastoral dos seminaristas em Ano Pastoral. Em Torres, o pároco da Paróquia São Domingos, Pe. Leonir Alves, o seminarista Adriano, o atual reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, Pe. Ildomar Danelon e Pe. Rodrigo Schüler, que assume a reitoria do Seminário em 2018, participaram desse processo.

Segundo o seminarista Adriano, ele que seguirá atuando como articulador do Setor Juventude da Diocese de Osório, está animado com a possibilidade de chegar em Torres e poder participar ativamente do Plano de Pastoral Paroquial e conta com o carinho, o apoio e prece de todos. “Será um período de muita aprendizagem, de convivência, de conhecimento de fato de como funciona o serviço pastoral e como acontece a vida pastoral na paróquia em sua totalidade. Muito diferente daquilo que estamos acostumados a vivenciar nas paróquias apenas nos finais de semana,” afirma Adriano.

Um segundo encontro, como o ocorrido em Torres, será realizado em Xangri-Lá com a participação do seminarista Éderson, o pároco, Pe. Luciano Motti, juntamente com o Pe. Ildomar e Pe. Rodrigo.

Foto: Arquivo Pessoal