Notícias da diocese › 25/09/2017

Encontro Diocesano de Coroinhas e Acólitos/as reuniu cerca de 250 participantes

A Paróquia Santa Terezinha, na Vila Palmeira, em Santo Antônio da Patrulha, sediou no último domingo, 24 de setembro, o Encontro Diocesano de Coroinhas e Acólitos/as.

A juventude da Paróquia realizou a acolhida dos coroinhas e acólitos/as, seus familiares e assessores e, na sequência, às 10h, participaram da Missa presidida pelo padre referencial para a Pastoral dos Coroinhas e Acólitos/as , Pe. Luiz Carlos Rosa da Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Capão da Canoa e co-celebrada pelo pároco da Paróquia Santa Terezinha – Vila Palmeira, Pe. Edson Luiz Bataglin.

O Encontro também contou com a presença do bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl e, na programação, além de momentos formativos por meio de dinâmicas, o coroinhas e acólitos/as também confraternizaram e se divertiram com a realização de atividades esportivas.

Para a Alice Vitória dos Santos Bencke, de 16 anos, há quatro anos dedicada ao serviço ao altar, atualmente, acólita na paróquia São Domingos de Torres, participar do Encontro foi muito significativo, “foi uma experiência boa onde tivemos muitas brincadeiras, cantamos e dançamos.” Alice afirma que “ser coroinha não é só dizer que é coroinha, mas especialmente demonstrar com atitudes.”.

Na dinâmica das celebrações sempre houve um espaço aos coroinhas e acólitos (nome dado ao coroinha que já passou da adolescência), crianças e adolescentes que, a partir de uma disponibilidade pessoal, propõem-se a ajudar no serviço do altar, auxiliando os padres, os celebrantes na condução das missas e celebrações nas Igrejas e comunidades.

Havendo interesse em conhecer mais sobre como atuar na Pastoral dos Coroinhas e Acólitos/as, procure mais informações junto à sua paróquia.

Fotos: Pascom da Paróquia São Domingos de Torres