Notícias da diocese › 08/12/2020

Encontro de Casais com Cristo – ECC encerará o ano com Missa em Ação de Graças Osório

Alguns casais representando o movimento eclesial Encontro de Casais com Cristo – ECC das paróquias da Diocese de Osório estarão participando da Missa de Ação de Graças com o encerramento das atividades de 2020 nesta quinta-feira, 10 de dezembro, às 20h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório.

Estará presidindo a Celebração Eucarística o padre Ceverino Craco e, co-celebrando, o referencial para o ECC, Pe. José Marcelino Willrich.

Na Celebração haverá a apresentação de novas lideranças à frente de algumas das equipes dirigentes do Movimento.

Com restrição de público devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), somente casais representante do ECC nas paróquias da Diocese se farão presente, sendo assim, a Pastoral da Comunicação transmitirá a Celebração ao vivo pela página da Diocese de Osório no Facebook.

 

O que é o ECC?

O Encontro de Casais com Cristo – ECC é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocações. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12 / DN-pág. 13).

 

Como nasceu o Movimento?

O ECC nasceu da inquietude de um sacerdote, Pe. Alfonso Pastore, que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.

Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP. Como disse textualmente o seu fundador, começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.