Notícias da diocese › 24/03/2021

Aproxima-se o dia 28 de março, data da Coleta da Solidariedade, gesto concreto de caridade da Quaresma e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021). Aprovada pelo episcopado brasileiro, a Coleta da Solidariedade este ano acontece em todo Brasil nas celebrações da missa do Domingo de Ramos.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, em seu artigo “Uma nova Humanidade”, acredita-se que seguindo por esse caminho do seguimento de Jesus, iluminados pela Palavra e deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo, uma nova humanidade é possível.

E nós que confessamos a fé cristã, fortalecendo a unidade na diversidade, temos a missão de promover essa nova humanidade. Nossa participação na coleta da solidariedade pode ser uma primeira manifestação da nossa vontade de engajamento nessa missão no mundo”, afirma dom Jaime.

Em razão disto, o gesto fraterno se torna uma oferta com um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida.

> Formas de doação

Os fieis poderão doar sua oferta no próximo dia 28 de março, Domingo de Ramos, nas celebrações em sua comunidade e paróquia, onde estiver sendo autorizadas celebrações presenciais pelas autoridades sanitárias em decorrência dos cuidados com a pandemia.

Para quem estiver impossibilitado de participar da Coleta nas celebrações é possível ainda fazê-la diretamente na secretaria paroquial ao longo da Semana.

> Conheça o Fundo Nacional de Solidariedade e os projetos apoiados em 2019 com a coleta

O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, é encaminhado à respectiva diocese. Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a diocese envia 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerenciado pela CNBB. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS.

Conheça, no vídeo, abaixo, parte dos projetos apoiados pelo FNS em 2019:

O FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br.