Notícias da diocese › 11/07/2018

Diocese de Osório representada no 5º Congresso Missionário Americano na Bolívia

Em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, entre os dias 10 a 14 de julho, acontece o 5º Congresso Missionário Americano (CAM V). As Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Bolívia e de todos os países americanos são quem preparam o evento, que tem como principal motivação o encontro e a unidade na Missão, com o tema e lema: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão” e “América em missão, o Evangelho é Alegria”.

Segundo o referencial para a Animação Missionária na Diocese de Osório (COMIDI), Pe. Rodrigo Schüler, e também coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), “o congresso procura fortalecer a identidade e o compromisso Ad gentes da Igreja nas Américas, para anunciar a alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje e a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.”.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, também participa do evento, especialmente, por ser o bispo referencial da Animação Missionária no Rio Grande do Sul. De acordo com dom Jaime Pedro, o Congresso irá tratar da animação missionária de nossas igrejas em todas as suas instâncias. “Realidade que deve ocupar a todos, porque a Igreja é missionária por natureza, portanto está dentro do nosso ser cristão, seguidores de Jesus, vivermos esse espírito missionário”, conta dom Jaime Pedro.

Outro aspecto que dom Jaime Pedro destaca é a característica dos congressos manter a sensibilidade para a missão ad gentes. “A  América recebeu tanto de missionários estrangeiros, é chegada a hora de também partilharmos por meio de muitas pessoas dispostas a partir”, explica reforçando a necessidade de sempre mais e melhor a consciência, como o papa Francisco nos diz, ‘somos Igreja em saída’.

Delegação da Diocese de Osório

Para a participação do Congresso foram convocados representantes de todos os regionais do Brasil a fim de compor a delegação brasileira no evento, sendo que os participantes vêm de uma profunda caminhada de reflexão e celebração desde 2017 com os congressos regionais e o nacional em Recife.

A Diocese de Osório e a Animação Missionária (CNBB Sul 3) estão representadas com a participação do bispo Dom Jaime Pedro Kohl, o COMIDI e o COMIRE pelo Pe. Rodrigo Schüler, a coordenação da Infância e Adolescência Missionária do Rio Grande do Sul pelo seminarista Edivan Machado e, representando a Juventude Missionária estadual, a jovem Maria Eduarda Gross, da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio – Osório.

Ao todo são 14 representantes do Rio Grande do Sul unidos aos demais participantes do Brasil com 175 participantes, formando um grande mutirão de cerca de 3 mil missionários no evento, entre congressistas, convidados especiais e voluntários.

Pe. Rodrigo explica ainda que os congressos missionários são mais do que o evento em si, que acontece em lugar e data específicos, mas eles servem para chamar atenção a algo essencial da fé e compromisso cristão, impulsionando a Igreja para a Missão. “É com o espírito das primeiras comunidades cristãs que a Igreja Local de Santa Cruz de la Sierra se prepara para acolher os missionários, de maneira simples, nas casas, na fraternidade e alegria do encontro”, afirma Pe. Rodrigo, convidando a todos a rezarem por cada um que estará no Congresso representando as igrejas locais, em uma verdadeira comunhão pelo coração e na missão.

Colaboração: Animação Missionária