Notícias da diocese › 19/04/2018

Diocese de Osório lança oficialmente novo subsídio para a catequese com pais e padrinhos

O lançamento oficial do novo subsídio para a catequese com pais e padrinhos que pedem o Batismo de criança, se deu no sábado, 14 de abril, na sala anexa ao salão paroquial, no Centro de Osório, na oportunidade da Reunião Diocesana dos Catequistas do Batismo. De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, com praticamente dois anos de estudos e experimentações nas comunidades, chegou para todos os catequistas do Batismo e para as comunidades um novo instrumento para tornar mais eficaz o acompanhamento de pais e padrinhos. “É um verdadeiro programa de catequese com adultos e visa o aprofundamento da fé de pais e padrinhos e o engajamento deles na vida da Igreja.

O bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, no texto de apresentação do subsídio, afirma ter certeza que todos vão acolher a proposta, se inteirar da nova metodologia e procurar atuá-la nas realidades paroquiais. “A única preocupação nossa deve ser o bem dos destinatários do sacramento e a edificação de todos os envolvidos que desejam de coração viver a fé batismal”, afirma o bispo, colocando que o itinerário apresentado no material é simples, porém “importante para produzir muitos frutos em nossas comunidades cristãs”.

A referencial para a Animação Bíblico-Catequética na Diocese, Ir. Rejane Carvalho, afirma que com “uma grande alegria que os participantes receberam o subsídio para a preparação do Batismo nas famílias.” E mesmo com grande participação na reunião de praticamente todas as paróquias da Diocese, Ir. Rejane orienta as paróquias que não estiveram representadas na reunião, que contatem a Cúria Diocesana em Osório, para a retirada do material.

Pe. Luciano destaca ainda, que na ocasião da reunião “houve trocas de experiências das práticas já realizadas, partilha das dificuldades e celebração do material que agora chega às mãos dos catequistas”, afirmando iniciar uma nova etapa na catequese com adultos na Diocese de Osório. “E promete ser promissora!”, reforça Pe. Luciano.

Colaboração: Equipe de Animação Bíblico-Catequética