Diocese de Osório esteve representada na Semana de Formação para Coordenadores de Pastoral em Brasília

O Centro Cultural Missionário (CCM) promoveu de 12 a 16 de agosto a Semana de Formação para Coordenadores de Pastoral das arquidiocese, dioceses e prelazias do Brasil. O encontro teve como objetivo aprofundar as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023) para sua melhor acolhida e operacionalização nas igrejas particulares, revendo o processo histórico da evangelização da Igreja no Brasil, contextualizando-o com o atual cenário eclesial e social e indicando algumas possibilidades práticas de serviço pastoral.

Da Diocese de Osório participaram o coordenador de Pastoral, Pe. Edegar Pereira da Rosa, e o secretário do Conselho dos Presbíteros, Pe. Gilberto Silva de Fraga, unidos a outros participantes do Regional Sul 3 da CNBB, que compreende a representação da Igreja no RS.

De acordo com o Pe. Gilberto, foi muito importante e muito animadora a participação, especialmente pela partilha de experiências por aqueles quer foram responsáveis pela construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora.

“Foi uma ótima oportunidade para compreender as entrelinhas do texto das Diretrizes e a assessoria do Padre Marcus nos auxiliou a como operacionalizar na nossa Diocese”, afirmou Pe. Gilberto.

A assessoria do encontro foi realizada pelo padre Marcus Guimarães Barbosa, Subsecretário Adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que além de enfatizar as Novas Diretrizes também falou sobre os documentos recentes do magistério da Igreja, bem como seus fundamentos e iluminações para a ação pastoral.

Daniela Gamarra, coordenadora de cursos do CCM, disse que todos os participantes estavam muito dispostos e animados em caminhar em comunhão com as propostas das diretrizes, de maneira especial, com o modelo das comunidades eclesiais missionárias que de acordo com ela “podem contribuir para que a Igreja seja mais missionária a serviço do anúncio do Evangelho e da vida, através do testemunho e fidelidade ao seguimento de Jesus”.

Estiveram presentes 62 participantes, vindos de 13 regionais da CNBB de diversos estados, entre presbíteros, religiosos, consagrados e leigos.

 

 

 

 

 

Fonte: CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.