Notícias da diocese › 27/09/2021

Diocese de Osório celebra o Mês Missionário e convida todos a colaborar com a Coleta Missionária 2021

Desde 1972 a Igreja no Brasil consagrou o mês de outubro às Missões fazendo comunhão com toda a Igreja Católica que através das Pontifícias Obras Missionárias (POM) promove a Campanha Missionária. Este ano tem como tema “Jesus Cristo é Missão” e o lema de inspiração bíblica: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). Motivados pela Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, o material deste ano destaca o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, a pandemia do coronavírus acabou evidenciando e ampliando o sofrimento, a solidão, a pobreza e as injustiças que tantos já padeciam, expondo ainda mais a fragilidade humana. A Campanha Missionária 2021, com a novena e os vídeos que acompanham as reflexões com o testemunho de pessoas anônimas que atuaram e ainda atuam na linha de frente da pandemia, deve ajudar a fazer renascer a esperança.

“A novena missionária que somos convidados a realizar presencialmente ou através dos meios digitais neste mês de outubro traz o panorama da nova realidade: os profissionais da saúde; as famílias enlutadas com testemunho de esperança; as pessoas em situação de rua e de abandono; os migrantes indígenas; educadores; trabalhadores; e a solidariedade local e universal, entre missionários e missionárias em todo o mundo”, explica Dom Jaime Pedro.

 

Mês Missionário na Diocese de Osório

Segundo o coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Pe. Fabrício Raupp, o Mês Missionário terá abertura com a Santa Missa no dia 1º de outubro, sexta-feira, às 19h, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, em louvor a padroeira das missões, Santa Teresinha, na Paróquia Santa Teresinha, na Vila Palmeira, em Santo Antônio da Patrulha. Logo após a Santa Missa, no mesmo local, ocorrerá o 1º encontro da Novena Missionária, iniciativa que irá ocorrer durante todo o mês de outubro, com o total de nove encontros em nove paróquias da Diocese, sempre a partir das 20h.

Será possível participar da Santa Missa e dos encontros da Novena Missionária de forma presencial, de acordo com o limite de pessoas indicado nos protocolos vigentes de controle da pandemia, assim como, pode-se acompanhar de casa por meio da transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese e das 23 paróquias realizadas por meio das equipes da Pastoral da Comunicação das paróquias.

Além da oração, a novena nos convida a praticarmos a solidariedade. Em todas as igrejas do mundo, realiza-se a COLETA MISSIONÁRIA no penúltimo final de semana de outubro, 23 e 24, a ser destinada, de forma integral, para as Missões que a Igreja Católica apoia no mundo todo, especialmente na Ásia e na África. A mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, bem como a prestação de contas da coleta missionária no mundo estão disponíveis no site oficial da Campanha Missionária.

 

*Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese e das 23 paróquias

Confira o cronograma completo

01/10, sexta-feira, 19h:  Santa Missa de abertura do Mês Missionário – Paróquia Santa Teresinha, Vila Palmeira – Santo Antônio da Patrulha

01/10, sexta-feira, 20h:  1º encontro – Paróquia Santa Teresinha, Vila Palmeira – Santo Antônio da Patrulha

05/10, terça-feira, 20h: 2º encontro – Paróquia São José, Três Cachoeiras

07/10, quinta-feira, 20h: 3º encontro – Paróquia São Domingos, Torres

12/10, terça-feira, 20h: 4º encontro – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Tramandaí

14/10, quinta-feira, 20h: 5º encontro – Paróquia São Pedro, Xangri-Lá

19/10, terça-feira, 20h: 6º encontro – Paróquia Santo Antônio, Cidade Alta – Santo Antônio da Patrulha

21/10, quinta-feira, 20h: 7º encontro – Rede de Comunidades Senhor Bom Jesus – Morrinhos do Sul e Mampituba

23/10, sábado, 20h: VIGÍLIA MISSIONÁRIA, Paróquia São Domingos, Torres

24/10, domingo, 20h: COLETA MISSIONÁRIA, em todas as celebrações das paroquiais/comunidades

26/10, terça-feira, 8º encontro – Paróquia São Pedro, Terra de Areia

28/10, quinta-feira, 20h: 9º encontro – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral, Osório

 

Subsídios da Campanha Missionária 2021:

> Hino da Campanha Missionária 2021

> Acesse AQUI a “NOVENA MISSIONÁRIA 2021”

 

> Acesse AQUI o “Santinho do Mês Missionário”

 

> Acesse AQUI a “Oração dos Fiéis”

 

> Acesse AQUI a “Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões”

 

Fonte: POM

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.