Notícias da diocese › 18/09/2019

Diocese de Osório em preparação e animação de suas paróquias para a abertura do Mês Missionário Extraordinário

O Conselho Missionário Diocesano (Comidi) da Diocese de Osório esteve reunido no último sábado, 14 de setembro, em Osório, para avaliação e reafirmação de compromissos para o Mês Missionário Extraordinário, que acontece em outubro, e terá como tema: “Batizados e Enviados” e lema: “A Igreja de Cristo em missão no mundo”.

De acordo com o coordenador diocesano para a Animação Missionária, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, o Comidi avaliou a realização da Formação Missionária Estadual, realizada em julho deste ano em Santo Antônio da Patrulha, como extremamente positiva e propulsora para a animação missionária na Diocese, reafirmando o compromisso com a ação evangelizadora dos Grupos de Famílias e Visitadores Missionários.

Iluminados pela Palavra de Deus e pelas Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, fomos motivados a tornar as comunidades realmente comunidades eclesiais missionárias. Afirmamos que a experiência da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) deve ser cada vez mais motivada e incentivada nas paróquias e comunidades”, destaca Pe. Rodrigo.

Na oportunidade também foi relembrado o compromisso do projeto Igrejas Irmãs com a Prelazia de Itacoatiara (AM), onde o seminarista Edivan Machado de Oliveira está inserido para uma primeira aproximação e, também, o Sínodo para a Amazônia.

Motivados partimos para as paróquias com o compromisso de montar as caravanas para o Encontrão dos Grupos de Famílias, que acontecerá no próximo dia 5 de outubro, no Santuário Nossa Senhora das Lágrimas, em Caraá, que marcará também a abertura diocesana do Mês Missionário Extraordinário”, afirmou o coordenador.

Peregrinação da Bandeira e Cruz Missionária

Bandeira e a Cruz Missionária na Paróquia Bom Pastor em Imbé

Em sinal de animação e preparação para o Mês Missionário Extraordinário, cada Diocese e Arquidiocese do Brasil recebeu em abril de 2019, durante a Assembleia Geral da CNBB, a Bandeira e a Cruz Missionária para dar continuidade às reflexões suscitadas pelo 5º Congresso Missionário Americano. A Bandeira e a Cruz Missionária têm peregrinado pelas paróquias da nossa Diocese desde junho deste ano, culminado com o Encontrão dos Grupos de Famílias em 5 de outubro para a abertura do Mês Missionário Extraordinário.

Gesto missionário

No Encontro Diocesano dos Grupos de Famílias, que também contará com a realização da Romaria do Apostolado da Oração e Capelinhas e as Romarias da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM), cada participante deve levar um terço, o qual será trocado com outra pessoa presente no evento. Um gesto de comunhão e de amor à Nossa Senhora!

Motive, você também, as pessoas da sua paróquia/comunidade a participar do Encontrão e a levarem um terço para esta partilha!

Além do terço, cada paróquia confeccionará uma colcha de pedaços de tecidos, representando cada Grupo de Famílias, pastorais e movimentos atuantes no serviço de evangelização na Igreja local.