Notícias da diocese › 07/12/2017

Diocese de Osório articula a criação do Conselho de Leigos

Por Hamilton Munari

A Igreja da Diocese de Osório se alegra com a atitude dos bispos brasileiros de instituir o Ano do Laicato, que vai de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018. Teremos, neste ano, mais oportunidades de tomar consciência da nossa missão de leigo e leiga na Igreja e na sociedade.

Por muito tempo, quando falávamos de Igreja, imediatamente nos lembrávamos dos padres, bispos e religiosos ou do templo onde nos reuníamos para rezar. Com o Concílio Vaticano II a Igreja foi se entendendo cada vez mais como sendo o “Povo de Deus” e, é a esta Igreja Povo de Deus que todos nós, batizados, pertencemos. Uns são padres, outros bispos e a maioria absoluta somos leigos. Cada pessoa tem a sua missão específica, mas todos somos iguais pelo batismo. Os padres e os bispos têm a missão de animar a caminhada da vida cristã, orientar a direção, lembrar a meta de chegada, celebrar a vida e o Reino que vamos buscando, com Jesus à frente de todos. Nós leigos, sendo a maioria na Igreja, somos uma força fundamental na continuidade da missão de Jesus.

Nosso testemunho é ser Igreja na sociedade em que vivemos, onde formamos nossa família, trabalhamos, servimos. Os leigos e leigas são o sal da terra, a luz do mundo, o fermento na massa (cf. Mt 5,13-14; 13,33). São homens e mulheres da Igreja, no coração do mundo e, homens e mulheres do mundo, no coração da Igreja. Na vida social, no mundo da cultura, da economia, da arte, do ensino, da política, educação ambiental, na sociedade como um todo exercemos nossa missão e testemunho. Nosso papel de leigos é aplicar na prática os valores do Reino de Deus (que são, por exemplo, a solidariedade, o respeito à   pessoa humana, a fraternidade, a ética, a igualdade de direitos respeitando os direitos individuais) construindo assim, a cidadania com justiça social.

Está surgindo, na Diocese de Osório, um grupo de pessoas que estão se articulando para criar o Conselho Diocesano de Leigos, com o apoio do bispo dom Jaime Pedro Kohl e especial colaboração do Padre Luciano Motti, conforme a orientação do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Todos são convidados a participar. Acreditamos que a partir desse ano dedicado ao laicato, nossa esperança de formação do Conselho Diocesano de Leigos se concretize.

Reflexão:

Alguém perguntou ao Criador:

– Por que o Senhor não faz alguma coisa para melhorar a sociedade?

Ele respondeu:

– Já fiz.  Eu fiz você!