Notícias da diocese › 31/10/2019

Dia Nacional da Juventude foi marcante reunindo jovens em Arroio do Sal

Inspirados pelas palavras do Papa Francisco em sua Exortação Apostólica “Christus Vivit”, a juventude da Diocese de Osório se reuniu no dia 27 de outubro, domingo, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Arroio do Sal, para celebrar o Dia Nacional da Juventude – DNJ 2019. Com o tema: Ele vive e quer-te vivo! e Iluminado pelo evangelho de João 10,11 “Eu vim para que todos tenham vida”, cerca de dois mil jovens passaram pelo evento.

Preparado com muito empenho pelo Setor Juventude e muitos colaboradores, o DNJ 2019 contou com uma programação repleta de atividades, tais como: missa, músicas, apresentações artísticas, graffit, tenda do mate, bate-papo e a Festa das Cores com o Dj Alan Nunes.

De acordo com o assessor e articulador do Setor Juventude, Adriano Cristovam Bitencourt, o dia de festa teve início com a concentração dos jovens, vindos de várias regiões da Diocese, ligados na sua grande maioria à grupos de jovens, pastorais e expressões juvenis, na entrada da cidade, onde há quinze anos atrás foi realizado um DNJ e, no local, plantada uma palmeira, que cresceu e deu seus frutos.

“As sementes lançadas naquele tempo no solo dos corações dos jovens, também germinaram, cresceram e deram seus frutos, à exemplo da Palmeira que foi símbolo do DNJ já realizado na cidade”, comenta Adriano.

Com as camisetas de seus grupos, de bandeiras nas mãos, de sorriso no rosto e cantando muito, os jovens realizaram a caminhada pela avenida principal da cidade até a Praça Emancipação, onde o evento foi realizado ao longo do dia.

O DNJ 2019 foi um momento incrível e a realização de um sonho para os jovens da cidade, como diz o Rogério Junior Gross Alves, jovem do grupo JUAS de Arroio do Sal. “O DNJ 2019 ficou para história, estava tudo incrível, muito lindo e organizado, as atrações foram incríveis e também foi sensacional fazer parte de uma das atrações com o meu grupo, com a apresentação teatral. Foi perfeito, estar diante de tantos jovens, todos com o mesmo propósito, se divertir muito, louvando a Deus”, afirma o jovem.

Para a jovem Francine Souza Peixouto, participar do DNJ 2019 foi ter contato direto com o Espírito Santo e entrar em estado de graça do início ao fim. “Integrar uma parte da organização desse evento foi ainda mais gratificante, pois quando cheguei ao local e vi aqueles tantos jovens em prol do amor de Deus, se divertindo de forma saudável, meu coração era pura emoção. Eu saí renovada e ouvi de várias pessoas comentários de que há muito não me viam com o brilho nos olhos que eu estava naquele domingo. Gratidão define”, conta Francine.

“Cada ponto de chegada é um ponto de partida”, complementa Adriano afirmando que muito serviço junto às juventudes ainda tem pela frente. “Confiemos a Jesus Cristo as sementes lançadas nesse DNJ, por intercessão de Maria, clamamos que essas germinem e deem bons frutos para que juntos possamos construir a Civilização do Amor”, pede o assessor.

O Dia Nacional da Juventude deve ser realizado na Diocese de Osório no próximo ano em uma paróquia localizada fora da faixa de praias da Diocese, ainda a ser definido pela coordenação diocesana do Setor Juventude.

Confira os destaques do evento com o registro fotográfico de Mar Pedro, integrante da equipe de comunicação do DNJ 2019