Notícias da diocese › 12/06/2017

Corpus Christi, a festa Católica que celebra a Eucaristia

A Festa de “Corpus Christi” na próxima quinta-feira, 15 de junho, é uma festa religiosa da Igreja Católica e que celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

As paróquias da Diocese de Osório celebram missas festivas e muitas enfeitam as ruas para a passagem da procissão onde é conduzido o Santíssimo Sacramento.

Cada vez mais iniciativas solidárias tem substituído os enfeites de pó de serra, sal, borra de café entre outros, por doações de agasalhos e alimentos que após a Celebração são destinados à instituições sociais.

Também a Igreja, em todo o Brasil, se une em oração no dia de “Corpus Christi”,  diante do grave momento vivido por nosso país, pedindo paz ao Brasil e ao mundo inteiro.

Segundo o bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, todas as paróquias da Diocese estarão unidas, conforme orientação do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela JORNADA DE ORAÇÃO PELO BRASIL, nas festividades de “Corpus Christi”, por meio da oração abaixo:

👉 A verdadeira paz começa no seu coração

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar, para nos ajudar a construir a justiça e a paz, em nosso país.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejam atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos!

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos artesãos da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Seguindo o exemplo de Maria, queremos permanecer unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Amém!

(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)

Busque informações junto a sua secretaria paroquial e participe da Celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 15 de junho.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.