Notícias da diocese › 05/06/2020

Coordenadores do Setor Juventude participam de videoconferência com coordenação regional

Membros da coordenação diocesana do Setor Juventude da Diocese de Osório participaram de reunião, por meio de videoconferência, com integrantes da coordenação regional do Eai!Tchê – Serviço de Evangelização das Juventudes no RS.

Segundo o padre referencial para o Setor na Diocese de Osório, Pe. Fabrício Raupp Alves, vigário paroquial na Paróquia São Pedro de Xangri-Lá, a reunião foi oportunidade de aproximação e conhecimento entre os participantes. Também de compartilhar as ações e iniciativas que têm sido realizadas na Diocese.

Na reunião foi colocada a importância desta aproximação da coordenação diocesana com a coordenação regional para manter uma maior sintonia na evangelização das juventudes.

Entre os temas discutidos na oportunidade, o Dia Nacional da Juventude, que está em planejamento para a sua realização, mesmo que de forma simbólica diante do isolamento social, a assessoria dos grupos de jovens e a realização da série de lives pelo perfil do Setor no Instagram, que durante o atual período de isolamento social tem sido uma excelente iniciativa de encontro e reflexão entre os jovens.

Impressões e anseios

Entre os participantes da reunião, o jovem Mar Pedro Abreu de Torres, que faz parte do Setor juventude a cerca de seis meses, relatou que foi uma conversa muito proveitosa e que se sentiu muito à vontade, principalmente com a aproximação dos membros do Regional.

O foco foi conhecer mais o nosso trabalho na Diocese de Osório, tendo em vista os nossos planos e ações. Também indagaram algumas questões em relação de como estamos vivendo nesse tempo de pandemia e cada membro comentou sobre. Também achei interessante a importância da nossa opinião em relação ao próprio Regional, tendo em vista que uma aproximação deles para com nós é super bem-vinda e só tem a acrescentar no nosso desenvolvimento como Setor.“. O jovem também ressaltou que gostou da forma como fluiu toda a conversa, sendo objetiva, direta e com um ar de fraternidade.

O jovem Adriano Cristovam Bitencourt, dedicado à evangelização desde 2015, ressaltou que mesmo em tempos de pandemia a missão de evangelizar das juventudes não para, enche o coração de ânimo e coragem de seguir acreditando nessa missão, nesse solo sagrado que é a Diocese de Osório.

Percebemos uma grande dinamicidade por parte das juventudes em busca de novos mecanismos, os quais os ajudem a se encontrar e cultivar sua fé mesmo vivendo o distanciamento social. Achei muito legal da parte do Regional estar realizando essas reuniões por videochamadas buscando assim escutar e conhecer mais as realidades diocesanas. Espero que logo isso tudo passe e que saiamos ainda mais animados para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo!“, afirma Adriano.

Outra integrante da coordenação diocesana do Setor Juventude, residente em Três Cachoeiras, Jaqueline Oliveira, conta que ela e seu esposo, Rafael Santana Borba, há três anos fazem parte do Setor como assessores adultos, carinhosamente chamados nos grupos de jovens por “tios”.

De acordo com a Jaqueline, durante a reunião, um dos questionamentos foi sobre “qual seria a nossa sede”. O que respondeu como a sua maior sede o “equilíbrio, resiliência, e empatia” aos jovens, pais e tios assessores.

Me preocupo com a forma em que nós tios estamos nos preparando, pois os jovens possuem sede de muitas coisas, e será que nós, assessores adultos estamos preparados?! Como estamos nos preparando?! Estamos sabendo ser apoio, ser ESCUTA, discernir onde podemos encontrar ajuda para seguir nesta missão?! Me preocupo porque ser assessor é uma vocação! Mas creio que qualquer vocação precisa ser lapidada e será que os tios estão tendo humildade de procurar esta ajuda para estar ao lado dos jovens?“, questiona Jaqueline, com a responsabilidade de saber da missão que é acompanhar jovens.

Jaqueline destaca ainda que os assessores adultos podem contar com o Setor da Juventude da Diocese de Osório como um “suporte, um amparo, pois estamos todos juntos, em sintonia e em construção constantemente. Sejamos tios ousados! Tios que transbordem amor, empatia e liberdade, para que os jovens saibam o que é ser livre em meio ao amor de Deus“, orienta a jovem.

Participaram da reunião virtual pela Diocese de Osório o Pe. Fabrício Raupp Alves, Adriano Cristovam Bitencourt, Jaqueline de Oliveira, Rafael Santana Borba, Mar Pedro Abreu e Lohana Motta. E pela coordenação Regional, o Pe. Neilor Schuster da diocese Montenegro e Jonatas Menezes da diocese de Rio Grande.