Notícias da diocese › 01/12/2019

Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) esteve reunido em Osório

O Conselho Missionário Diocesano – Comidi esteve reunido no último sábado, 30 de novembro, pela manhã, na residência Episcopal, no Centro de Osório.

O encontro iniciou com oração e aprofundamento a partir de vídeo sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema é ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’ e de outras campanhas promovidas pela Igreja, como a Campanha para a Evangelização 2019, que ocorre no terceiro domingo do Advento, 14 e 15 de dezembro, sinal de comunhão missionária, assim como os encontros em preparação ao Natal, à Páscoa e os Grupos de Famílias foram pauta da reunião para que, especialmente, os COMIPAS, motivem a participação em suas paróquias e comunidades.

Também esteve em pauta na reunião do COMIDI, a realização de partilha dos representantes das paróquias sobre o Mês Missionário Extraordinário (MME), Grupos de Famílias, Visitação e a realização do Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias, que neste ano incorporou as Romarias da IAM e JM e a Romaria do Apostolado da Oração e Capelinhas, celebrando a abertura do Mês Missionário Extraordinário. Também as lideranças da JM e IAM partilharam a condução dos grupos durante o ano. O Encontro de animação para a missão além-fronteiras, previsto para 14 de dezembro, às 15h, em Osório, também foi retomado pelo grupo.

Foi conhecida a proposta para o livreto dos Grupos de Famílias nos próximos quatro anos; Assim como os encontros para o Natal e encontros quaresmais e realizada a articulação para o fortalecimento da iniciativa da atuação dos idosos e enfermos missionários.

Na reunião também ficou definida a agenda de compromissos do COMIDI e seus principais eventos para 2020. Segue:

15 a 19: Congresso Nacional da JM – Brasília
22 a 26: Acampartilha JM

21: Reunião COMIDI
21: Reunião Diocesana dos Assessores da IAM

25 e 26: Encontro de Animação Missionária da JM

9: Reunião COMIDI

4: 1º Congresso Missionário Diocesano
18 e 19: Formação Estadual JM
24 a 26: EFAIAM – Torres

28 a 30: Formação Missionária Estadual – Cachoeira do Sul (Sobradinho)

12: Reunião COMIDI

24: Reunião Diocesana dos Assessores da IAM

18: Missão Diocesana da JM

7: Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias – Arroio do Sal

5: Reunião COMIDI (Avaliação e Programação 2021)

Participando da reunião estavam lideranças representando os Conselhos Missionários Paroquiais – COMIPAS, a Infância e Adolescência Missionária – IAM e Juventude Missionária – JM, com a condução do referencial para a Animação Missionária na Diocese, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, e a presença do bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl.