Notícias da diocese › 12/04/2021

Conselho Diocesano de Pastoral esteve reunido por videoconferência

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) da Diocese de Osório participou de reunião por meio de videoconferência no último sábado, 10 de abril, com início às 8h30min.

O CDP é composto pelos padres referenciais pastorais, coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos eclesiais e ministérios leigos, além dos coordenadores paroquiais de pastoral (CPP) das 23 paróquias no Litoral Norte gaúcho.

Na abertura da reunião, após momento de oração, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, destacou a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, motivando as comunidades paroquiais para a realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a ser realizada no Brasil na semana do Domingo de Pentecostes, 23 de maio, uma iniciativa incentivada e coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

Na pauta da reunião, destaque para a partilha promovida entre os participantes representando as paróquias e também os movimentos e pastorais no âmbito diocesano. Partilhas das realidades paroquiais e das ações de evangelização durante o período da pandemia. As lideranças apresentaram as principais dificuldades enfrentadas, conquistas e inovações no serviço da evangelização e no atendimento às famílias mais afetadas pelos reflexos da pandemia. A sustentabilidade das paróquias também foi discutido, além da articulação e animação das lideranças pastorais foram foco da reunião.

Por fim, o grupo tomou conhecimento sobre o planejamento para a realização da Assembleia Diocesana de Pastoral, a ser realizada em dois momentos distintos. O primeiro no dia 15 de maio, sábado e, o segundo, em data a ser agendada. Na primeira data da Assembleia está prevista a apresentação e aprovação do Regimento Diocesano. O Conselho pode participar com sugestões sobre a metodologia e melhor formato para a sua realização.

A próxima  reunião do Conselho Diocesano de Pastora (CDP) está prevista para o dia 26 de junho, sábado.