Notícias da diocese › 03/12/2018

Conselho Diocesano da Pascom se reuniu em Osório

A Pastoral da Comunicação na Diocese de Osório passou a ser mais fortemente conhecida e implantada em meados de 2015, quando a Diocese reuniu diversas lideranças para o 1º Encontro Diocesano de Comunicação com o comunicador Elson Faxina.

Esquerda para a direita: Tiago, Rosângela , Marcelo, Edson, Dom Jaime, Ir. Maria das Graças, Isaldo, Paulo, Luciano, Tiago, Danieli, Melissa e Anerose

De lá para cá, a Diocese passou a contar com o Conselho Diocesano da Pascom, coordenadores paroquiais da Pascom, mobilizando a implantação da Pastoral nas paróquias e participando de reuniões e formações em âmbito diocesano, regional e nacional.

Das 22 paróquias da Diocese, 16 contaram com iniciativas de estruturação e atuação da Pascom em 2018, mesmo que em diferentes níveis, essas paróquias estão representadas no Conselho Diocesano da Pascom e foram convocadas para a reunião de avaliação e planejamento, que aconteceu na última sexta-feira, 30 de novembro, na Cúria Diocesana.

Com a presença do bispo Dom Jaime Pedro Kohl, referencial para a Comunicação na Diocese de Osório, da coordenadora diocesana da Pascom, Melissa Maciel, do articulador da Pascom em 2018, o seminarista Edson Boff, e do reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, Pe. Rodrigo Schüler, compareceram os coordenadores/representantes de nove (9) das 16 paróquias que se organizam com a atuação da Pascom. Foram elas: Paróquia N. Sra. do Caravaggio – Osório, Paróquia Imaculada Conceição – Três Forquilhas, Paróquia Senhor Bom Jesus – Morrinhos do Sul/Mampituba, Paróquia São José – Três Cachoeiras, Paróquia N. Sra. De Lourdes – Arroio do Sal, Paróquia Santo André Avelino – Maquiné, Paróquia São Pedro – Xangri-Lá, Paróquia São Domingos – Torres e Paróquia N. Sra. de Lourdes – Capão da Canoa.

A reunião foi iniciada com a condução do ofício divino pelo seminarista Edson e, na sequência, a coordenadora diocesana, Melissa Maciel, fez a devolutiva da reunião da Pascom Regional, a qual ela participou representando a Pascom da Diocese. Também foi apresentando o processo de implantação da Pascom na Diocese conforme adaptação do Guia de Implantação da Pascom, proposto pela Comissão Episcopal para a Pascom. Os coordenadores paroquiais presentes receberam dois exemplares do Guia para orientação da organização da Pascom nas suas paróquias.

Dom Jaime Pedro incentivou o grupo para uma avalização espontânea sobre como está a condução da Pascom em cada paróquia presente, a partir dos quatro eixos da Pascom: espiritualidade, formação, articulação e produção. Os participantes apresentaram dificuldades e desafios, especialmente para formar equipe e poder cultivar cada eixo da Pastoral.

Para tanto, os próprios coordenadores se entre-ajudaram com partilha de experiências e motivação para que todos possam perseverar na missão. Ficou muito claro que é prioridade as paróquias, com o apoio do pároco, identificar pessoas com o perfil para a Pascom e fazer o convite para integrar-se na missão.

Destacado ainda o esforço por parte da Diocese de buscar subsídios e proporcionar reuniões e formações para preparar os agentes paroquiais. Apoio esse que a Diocese continuará oferecendo, conforme agenda definida para 2019.

De acordo com a coordenadora diocesana, Melissa, “é necessário ainda mais esforço por parte das paróquias para viabilizar essa Pastoral, que tem muito para auxiliar as paróquias. “Não é possível fazer pastoral sozinho/a. Podemos estar fazendo tarefas de comunicação e não Pastoral. Precisamos formar equipe, nos reunir com periodicidade para cultivar a nossa espiritualidade de comunicador católico, e dar sequência aos demais eixos da Pascom”, comparou ela com os quatro pés de uma cadeira. “Se faltar um ou dois pés, perdemos o equilíbrio e vamos ao chão”, explicando a importância da Pascom organizada a partir da orientação da Igreja.

O articulador Edson destacou que mesmo diante dos desafios, já temos um caminho profícuo e sólido na nossa Diocese. “Conseguimos caminhar e bem. Sobretudo porque passamos a entender a Pascom não como uma tarefa (fotos e lives), mas uma atuação para toda a igreja paroquial, que vai facilitar e dinamizar a comunhão entre todas as pastorais e movimentos das paróquias, como um eixo transversal”, declarou o seminarista.

Pe. Rodrigo aproveitou a oportunidade para apresentar aos agentes da Pascom o cartaz em comemoração aos 25 anos do projeto Igreja Solidária, desenvolvido pela CNBB Sul 3 e que contribui com a presença de missionários/as que realizam ações em Moçambique.

A reunião foi finalizada com um gesto de despedida do seminarista Edson, que anunciou que em 2019 não estará auxiliando a Pascom na Diocese, pois parte em missão para a Amazônia e, num gesto de gratidão com o grupo, presenteou a coordenadora Melissa com um quadro com a imagem de Nossa Senhora da Comunicação, o qual, segundo Melissa, irá acompanhar as reuniões e encontros da Pascom na Diocese. A noite ainda contou com um jantar de confraternização preparado por colegas da Cúria Diocesana e colaboração dos agentes da Pascom presentes.

 

Calendário 2019

Na agenda da Pascom no próximo ano destacamos alguns importantes momentos:

 

16/MARÇO, sábado – Diocesano

4º Encontro Diocesano da Pascom

Público: Agentes da Pascom das paróquias e representantes das paróquias que não possuem Pascom com vistas de implantar; agentes das demais pastorais e movimentos diocesanos referências para a Pascom.

Local: Paróquia São Pedro – Xangri-Lá

  

02/JUNHO, dom – 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais – Diocesano

Tema: “Das comunidades às comunidades. Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25). A mensagem do papa é tradicionalmente publicada na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, em 24 de janeiro.

>> Encontro com o Bispo

Torres: 27/05, segunda-feira, às 9h30min

Osório: 28/05, terça-feira, às 19h

Público: Agentes da Pascom das paróquias e profissionais da imprensa secular do território diocesano.

 

18 a 21/JULHO, quinta a domingo – Nacional

Pauta: 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom.

Público: Coordenadores paroquiais da Pascom (pelo menos 02 membros do Conselho Diocesano da Pascom).

Local: Goiania/GO

 

23 de NOVEMBRO, sábado – REGIONAL

4º Encontro Regional de Comunicação

Público: Agentes da Pascom das paróquias.

Local: Cruz Alta – Centro de Pastoral.

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.