Notícias da diocese › 29/01/2018

Conheça o projeto de reforma do Santuário Nossa Senhora das Lágrimas em Caraá

A Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Osório, que tem por membros o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, Pe. Ricardo Jacoby, Pe. Rodrigo Schüler, Pe. Marlon Lopes, os arquitetos e urbanistas, Alencar Massulo e Geovana Titoni e o artista sacro, André Dimer, se reuniu para a primeira reunião de 2018, no dia 17 de janeiro, quarta-feira, na Cúria, em Osório.

Sob a presidência de Dom Jaime, foram analisados quatro importantes projetos de reformas e novas construções de igrejas nos municípios de Caraá, Maquiné e Xangri-Lá.

De acordo com o arquiteto e urbanista, Alencar Massulo, os trabalhos estão sendo desenvolvidos pelo seu escritório, o Paralelo//36, sob a sua responsabilidade técnica, assim como da arquiteta e urbanista, Teisla Klein.

Conheça abaixo o projeto que está em desenvolvimento em Caraá:

Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas

O Santuário pertence à Paróquia São Cristóvão e contará com a ampliação da igreja e melhorias na estrutura dos prédios de apoio (copa, cozinha, churrasqueiras e pavimentação dos espaços abertos).

De acordo com o arquiteto responsável, Alencar, as obras já tiveram início na última segunda-feira, 22 de janeiro, e parte dos ambientes estará pronta já para a Romaria deste ano, que acontecerá entre 20 e 28 de fevereiro. “O objetivo é ampliar a capacidade da igrejinha existente, qualificar os ambientes de serviço e oferecer mais conforto tanto para os romeiros quanto para quem trabalha durante os eventos”, explica o arquiteto e urbanista.

Devoção

Foto: Folha Patrulhense / Mariana Santos

Segundo o bispo diocesano, Dom Jaime Pedro Kohl, o Santuário tem já uma história mais que centenária em relação a religiosidade popular. “Muitos dos peregrinos fazem longas caminhadas, chegam e tocam na imagem de Nossa Senhora e voltam para suas casas de coração alegre e satisfeitos. O que se passa no coração dessas pessoas na sua relação com Deus, só eles sabem. Se nós quisermos medir ou julgar o risco é grande e equivocado”, explica o bispo.

Dom Jaime também destaca que não é fácil contar e mais ainda contabilizar o patrimônio espiritual de um local de culto, até porque aquilo que se sente geralmente não o vemos. Cada pessoa que participa de uma romaria, de uma festa de padroeiro, de uma celebração litúrgica tem uma experiência pessoal e espiritual. “Nossa missão é oportunizar às pessoas peregrinarem para a casa da Mãe sabendo que ela sempre oferece o melhor para os seus: o seu Filho Jesus para ser amado e seguido”, reforça dom Jaime.

De acordo com o pároco, Pe. Nilso Ricardo Zanella, sentiu-se a necessidade de modernizar o Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas visando acolher da melhor maneira os devotos, que não só durante a Romaria, mas ao longo do ano, vão até o santuário. “Os devotos vão encontrar um ambiente favorável para rezar. As obras vão ao encontro desse objetivo. Acolher com ternura cada um que vem aqui”, explica Pe. Nilso.

O projeto de reforma do Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas será finalizado possivelmente no primeiro semestre de 2018. Já a execução das obras se darão em etapas e a previsão de término é 2020.

Para mais informações contate:

Paróquia São Cristóvão

Rua Lourenço Correa Gomes, 135 – Caraá/RS

(51) 3615-1267  /  (51) 98410-2652

E-mail: saocristovao@diocesedeosorio.org

Projeto

Nas imagens abaixo, no espaço interno do Santuário, a imagem no painel ao fundo do altar é meramente ilustrativa, visto que a pintura a ser realizada será uma releitura da pintura atualmente existente, para que não se perca a história. Segundo Massulo, a arte definitiva será definida a partir do trabalho do artista que a desenvolverá, o que ainda não foi feito.

Imagens: Paralelo//36

O projetos nas cidades de Maquiné e Xangri-Lá serão publicados em breve.