Artigos › 25/08/2021

“Encontros”, subsídio mensal formativo para os grupos juvenis

“ENCONTROS” é o nome do novo subsídio da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A coleção será oferecida mensalmente aos grupos juvenis de todo o Brasil de forma gratuita, sempre auxiliando a reflexão e o aprofundamento de temas importantes na vida da Igreja.

A motivação para a oferta do material foi a preocupação da Pastoral Juvenil com a formação das juventudes das diversas expressões eclesiais do país, daí a percepção da necessidade de continuar ofertando subsídios, que contribuam com o crescimento formativo dos adolescentes e jovens.

Assim, o material foi lançado no 16 de agosto com objetivo fortalecer e ajudar os grupos juvenis a ter um material para ser trabalhado nas reuniões das equipes de jovens.

“A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude tem essa alegria, através da equipe de subsídios e da equipe de comunicação, de preparar esse material, diagramar para que você possa utilizar. É um conteúdo bastante aberto para que possa refletir à luz do tema, e também do seu carisma, da sua espiritualidade e aprofundar, partilhar com os jovens. Desejamos que façam bom proveito desse material”, disse em vídeo o assessor externo da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado.

Ao longo desses anos, a Pastoral Juvenil construiu e lançou vários subsídios: Caderno “Setor Diocesano de Juventude”; Caderno Bíblico e Caderno Missionário, para a peregrinação dos Ícones da JMJ em 2012 e 2013; Cadernos de Formação: Acompanhante de jovens, Assessores, Liderança, Políticas Publicas; Coleção “Aos Jovens com Afeto”; Coleção “Laços Fé e Vida”; e Caderno “Encontros: grupos juvenis”.

Agora, as equipe de Subsídios e de Comunicação, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, lançam uma coleção chamada “ENCONTROS“.

A coleção “ENCONTROS” terá mensalmente um tema específico para ser trabalhado pelos grupos juvenis. A primeira edição, neste mês de agosto, trata das Vocações, com três roteiros de reflexão. No próximo mês, novamente a temática estará em sintonia com toda a Igreja no Brasil, ao celebrar o Mês da Bíblia.

“Dessa forma, os grupos juvenis, das várias expressões eclesiais, poderão se reunir para refletirem sobre a proposta de Evangelização de uma Igreja jovem. No próximo ano, lançaremos o Itinerário de Educação ‘a Fé dos Jovens’, anuncia a Pastoral Juvenil.

BAIXE A PRIMEIRA EDIÇÃO DA COLEÇÃO ENCONTROS, SOBRE AS VOCAÇÕES.

Fonte: CNBB