Notícias da diocese › 26/03/2021

Confira sugestões para ajudar os fiéis a prepararem suas casas para a Semana Santa

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a todos a viverem de forma muito especial a Semana Santa durante a quarentena do coronavírus. Por isso, a CNBB propõe quatro pontos para ajudar os fiéis a preparar suas casas para a Semana Santa.

Na Quinta-feira Santa, desde cedo, coloque um jarro com uma toalha em um lugar de destaque da sua casa.

Na Sexta-feira Santa, coloque um crucifixo na janela de sua casa.

No Sábado Santo, coloque uma vela acesa na janela da sua casa ao escurecer. Pode ser uma lanterna também, inclusive a do celular.

No Domingo de Páscoa, coloque uma toalha branca na janela e, se possível, um vaso com flores.

Na Diocese de Osório, em relação a programação da Semana Santa, o bispo dom Jaime Pedro Kohl orienta as 23 paróquias no Litoral Norte, a fazer adaptações em consonância com a realidade própria de cada município.

Quanto a lotação permitida, deve seguir os “Protocolos gerais e específicos – obrigatórios e setoriais”, do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, com atualização de 24 de março de 2021. É importante averiguar com o executivo municipal se a cogestão está em vigor.

Dom Jaime orienta ainda que, na medida do possível, as celebrações devam ser transmitidas pelos meios de comunicação de que as paróquias dispõem, no desejo de fazer chegar o anúncio pascal a todas as casas.