Notícias da diocese › 10/04/2018

Comunidades paroquiais reúnem seus animadores de Grupos de Famílias

No último sábado, 7 de abril, animadores de Grupos de Famílias das paróquias São José, em Três Cachoeiras, Nossa Senhora da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha e São Pedro, em Terra de Areia, estiveram reunidos para um encontro de animação à vivência dos Grupos de Famílias, organizados pelos Conselhos Missionários Paroquiais – COMIPA’s, a partir de encaminhamentos efetivados no Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, ocorrido no último mês de março, em Osório.

Se fizeram presentes nos encontros animadores de várias comunidades dessas paróquias e seus respectivos párocos, o responsável pela articulação missionária na Diocese, seminarista Edivan Machado, o coordenador do COMIDI, do Conselho Missionário Regional – COMIRE e reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos de Viamão, Pe. Rodrigo Schüler.

No encontro, de acordo com o seminarista Edivan, se falou sobre a importância e o valor dos Grupos de Famílias e se ressaltou o papel do animador nas comunidades. “Cada animador conheceu e recebeu o livro dos Grupos de Famílias do ano de 2018. Se meditou que 2018 é o ano da vivência da caridade, como uma dimensão essencial da nossa fé cristã”, afirma Edivan.

Do encontro alguns compromissos foram assumidos, como por exemplo, descobrir e aprofundar no ano de 2018 o tema “COMUNIDADE: Casa da CARIDADE”, a qual suscita uma esperança de renovação de todas as comunidades a partir da prática e reflexão deste tema. Essas abordagens foram o “pontapé” para a apresentação do símbolo dos Grupos de Famílias, aceitando-se o desafio de tornar uma Igreja em Saída. “Os Grupos de Famílias contarão com um ‘caderninho de anotações’, que será um instrumento que terá como objetivo-chave a vivência de uma ‘Igreja em Saída’, sendo que as anotações no caderninho serão para notificar as reflexões e ações de âmbito missionário inspiradas a partir da escuta da Palavra em cada um dos encontros”; explica o seminarista.

Formação nas demais paróquias

A diocese de Osório realizará o encontro com os animadores de Grupos de Famílias em todas as paróquias. “Decidiu-se pela missão, e esses encontros marcarão o início desse caminho que não tem volta”, segundo Edivan.

Os animadores de Grupos de Famílias deverão ficar atentos ao calendário de encontros. Inúmeros animadores ainda irão vivenciar este momento de apresentação do livro, entrega do símbolo e reflexão sobre a espiritualidade do animador do grupo de Famílias.

Consulte o cronograma dos encontros nas paróquias,  no link que segue: https://goo.gl/faFxoX

Colaboração: Animação Missionária / Seminarista Edivan Machado