Notícias da diocese › 27/06/2018

Comunicação e Liturgia são temas na formação de Leitores em Terra de Areia

Nos dias 19 e 26 de junho de 2018, a equipe de canto e liturgia da Paróquia São Pedro de Terra de Areia participou da “Formação para Leitores: aspectos comunicacionais e litúrgicos na proclamação da Palavra”. A primeira noite, 19, foi dedicada aos aspectos comunicacionais da proclamação da Palavra, por meio da assessora de comunicação da Diocese de Osório, Melissa Maciel, a partir de metodologia teórico-prática, abordando temas como: formação do leitor, a voz do leitor, cuidados na comunicação, preparação para a proclamação, leitura orgânica, postura, respiração e expressão,  uso do microfone, dentre outros aspectos.

Segundo Melissa, “a Pastoral da Comunicação, na sua missão de contribuir com a evangelização, tem por meio dessa formação colaborado de forma a tornar os leitores mais orientados e confiantes para exercer a nobre missão da proclamação”, afirma.

Melissa destacou durante a formação que proclamar a Palavra não é o mesmo que realizar a leitura de qualquer outro texto (jornal, revista, livros, etc) e receios de falar em público podem ser superados com uma formação adequada, como a que a Diocese disponibiliza para as paróquias.

A segunda noite formativa, 26, foi conduzida pelo seminarista da Diocese, Adriano Bitencourt, que apresentou de forma catequética o rito da liturgia, destacando aspectos orientativos para se melhor celebrar e também dedicou mais ênfase a proclamação da Palavra, sobre o significado desse ministério e sobre o que a Igreja orienta. Também uma rápida prática foi conduzida levando o grupo a simular uma preparação da liturgia da Missa e a proclamação das leituras e salmo.

Nos dois dias de formação, ao todo participaram cerca de 20 leigos/leigas que atualmente se dedicam ao coral na comunidade Centro e também à liturgia das celebrações eucarísticas.

De acordo com  o seminarista Adriano, realizar uma formação para leitores, como a que aconteceu em Terra de Areia, é de suma importância pois existe a necessidade de buscar sempre a capacitação, preparando-se para melhor servir ao Reino de Deus. “A Liturgia da Palavra bem preparada, bem celebrada e bem vivenciada nos ajuda a ter uma celebração mais rica e ficarmos mais abastecidos. Fiquei muito grato e vejo a importância de outras paróquias em aderir esta metodologia de formação que ajuda os nossos leigos/as, nossas lideranças a melhor exercer o ministério do leitor nas celebrações”, explica o seminarista.

A Pastoral da Comunicação e a Comissão Diocesana de Liturgia uniram-se em 2014 na preparação dessa Formação para Leitores, buscando corresponder às necessidades de algumas paróquias da Diocese de Osório.

A “Formação para Leitores: aspectos comunicacionais e litúrgicos” está disponível para todas as paróquias da Diocese de Osório, mediante agendamento prévio diretamente com a Pascom pelo e-mail pascom@diocesedeosorio.org ou contatando o referencial diocesano para a Liturgia e Ministérios, Pe. Ricardo Justin Jacob, pelo e-mail ricardojustinjacoby@yahoo.com.br.

A Formação para Leitores já foi conduzida em estudos paroquiais e para equipes de liturgia e canto nas paróquias Nossa Senhora da Conceição (Osório), São José (Três Cachoeiras), São Domingos (Torres) e São Pedro (Terra de Areia).