Notícias da diocese › 17/07/2018

Comunicação e Igreja: 6º Encontro Nacional da Pascom acontece em Aparecida (SP)

A Comissão de Pastoral da Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) mobilizou os comunicadores católicos para o 6º Encontro Nacional da Pascom, que acontecerá nessa semana, de 19 a 22 de julho, em Aparecida/SP.

A Diocese de Osório estará representada por meio da assessora de comunicação e coordenadora da Pascom, a jornalista Melissa Maciel, que se juntará à delegação da Pascom do Regional Sul 3 da CNBB. “Será a minha primeira vez no Encontro Nacional da Pascom. Realizado a cada dois anos em Aparecida, se mostra uma excelente oportunidade para buscarmos conhecimentos e práticas pastorais para consolidar ainda mais a Pascom em nossa Diocese, assim como nos colocar em consonância com a missão da Igreja por meio da comunicação”, explica a assessora.

Programação e palestrantes

Com o tema “Comunicação e Igreja”, o evento terá quatro conferências e cinco seminários promovendo a integração e partilha de experiências entre personalidades e estudiosos do setor de comunicação, bispos, sacerdotes, religiosos e os leigos agentes da PASCOM de todo o Brasil. Na programação acontecem também painéis, lançamentos de livros, noite cultural, celebrações eucarísticas e a cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

Participam das conferências e seminários o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Brustolin, professores e pesquisadores como Ir. Joana Puntel, Ir. Helena Corazza, Moisés Sbardelotto e Elson Faxina, Ricardo Alvarenga e Jessé Barbosa. No domingo, antes da despedida, vai falar o diretor-executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão.

Os participantes poderão escolher dois dos cinco seminários específicos:

– A educomunicação nas práticas pastorais da Igreja;

– Fotografia Religiosa: resignificação a partir da imagem;

– Implantação da Pastoral da Comunicação (considerando o processo concreto realizado em 2016 que envolveu inteiramente a arquidiocese de Diamantina);

– A pastoral em tempo de Redes Sociais Digitais;

– Planejamento de Comunicação.