Notícias da diocese › 07/05/2018

Coleta de Pentecostes promove a Animação Missionária

A Festa de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico cristão católico e lembra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, Maria e outras mulheres, reunidos no cenáculo, em oração. A palavra pentecostes é de origem grega e significa “cinquenta” dias depois da festa do Domingo de Páscoa.

Essa festa tem sua origem no Antigo Testamento e era conhecida como a Festa das Semanas. Mas com a vinda do Espírito Santo neste dia recebe um novo significado no Novo Testamento por marcar o início da era da Igreja.

Na compreensão do corpo humano, a Igreja é o Povo de Deus e que tem por cabeça Cristo. O Espírito Santo é o sopro, a alma da Igreja que dá continuidade na missão de Cristo na face da terra.

Finalidade da coleta

Para dar continuidade à missão de Cristo a Igreja do Rio Grande do Sul realiza a Coleta de Pentecostes. De acordo com o Conselho Missionário Regional – COMIRE, esta coleta tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igreja Solidária – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também promove formações, encontros missionários entre as Dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e incentiva e colabora com projetos missionários na Amazônia.

Esta coleta é realizada no Domingo de Pentecostes, dia 20 de maio, em todas as comunidades paroquiais e enviada integralmente para a Animação Missionária da Igreja no Rio Grande do Sul. Busca incentivar e promover as Pontifícias Obras Missionárias e articula a cooperação entre as Igrejas e suas ações missionárias.

Participe você também!
O material já está em sua comunidade. Ajude a divulgar e rezar pelos missionários.

Confira no vídeo abaixo uma das ações missionárias que a Coleta de Pentecoste promove: