Notícias da diocese › 20/03/2018

Coleta da Solidariedade acontece no próximo final de semana

A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na Coleta da Solidariedade, que acontece no próximo final de semana, especialmente no Domingo de Ramos, 25 de março. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.

Bispos, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores da Campanha da Fraternidade em todo o país. A Igreja espera que com esta motivação todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois: “Ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida” (DGAE, n. 66). O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida.

Coleta da Solidariedade na Diocese de Osório

O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, Coleta da Solidariedade, com ou sem envelope, realizadas em todas as comunidades paroquiais deve ser encaminhado à Cúria Diocesana.

De acordo com o bispo dom Jaime Pedro Kohl, do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a Diocese envia 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. Para o Regional Sul 3 da CNBB, com sede em Porto Alegre, são destinados outros 10% para articulação das Pastorais Sociais. A parte restante (50%) permanece na Diocese para articulação das Pastorais Sociais Diocesanas e apoio a alguns projetos a serem apresentados pelas paróquias, ligados ao tema da Campanha da Fraternidade.

O gesto concreto – Coleta da Solidariedade

Acompanhe no vídeo o bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falando sobre o gesto concreto da Coleta da Solidariedade:

Fonte: CNBB