Fr. Romualdo José Breda, OFMCap

Data de Nascimento: 02-08-1932
Data de Ordenação: 18-12-1965

Filho de Fernando A. Breda (1913) e de Ângela Borelli Breda (1918).

Frei Romoaldo José Breda nasceu em Pulador (02/08/1938), era município de Guaporé, sendo o segundo dos 13 filhos.

Desde abril de 1939, a família foi para Jacutinga, RS, então no interior de Erechim.

Em 1942 os Missionários Capuchinhos, Pe. Frei Bernardino Vian e Pe. Frei Celestino Dotti pregaram Missões na Paróquia de Jacutinga o encantaram, sendo um forte apelo de ser também como eles.  Com 4 anos de idade abria as procissões com a Cruz. Desde aquelas missões manifestou a intenção de ser missionário.

Entrou no Seminário dos Freis Capuchinhos em Vila Flores, em 18/01/50. Após os estudos normais, fez Noviciado e Profissão Religiosa em Flores da Cunha, 18/01/56.

A Vocação religiosa e Sacerdotal, sem dúvida, teve a maior influência da família, pois rezávamos juntos todos os dias o Terço pelas Vocações Religiosas e Sacerdotais, pedindo a Deus a graça de a família ter um filho Padre e ou religioso.

Um ponto forte para o amadurecimento da vocação foi o fato do pai ser agente, assinante e assíduo leitor do CORREIO RIOGRANDENSE, até sua morte no final de 2003. Após a missa dominical os colonos costumavam ir a sua casa para buscar o CORREIO RIOGRANDENSE, ouvir o pai ler a história de Naneto Pipeta e ouvir o primeiro rádio da localidade…

Ordenado Sacerdote em Porto Alegre, por Dom Vicente Sherer, aos 18/12/65.

Dois anos antes de ser ordenado, começou trabalhar na área técnica eletrônica na Radio Difusora Portoalegrense, hoje Bandeirantes. Atuou tanto em emissoras dos Frades (14) Capuchinhos, como nas Congregações Religiosas e da Igreja. Participou em P. Alegre, da construção, montagem e inauguração da primeira Televisão a cores das Américas, fora dos Estados Unidos. Com bolsas de estudo, fez especialização Eletrônica de comunicações e estágios na Itália, Inglaterra, França e Estados Unidos.

Desde 1969 até o final de 2009 foi responsável técnico das Emissoras de rádio dos Capuchinhos,  atendendo também muitas emissoras da Igreja, tanto no interior do estado, como em várias partes do Brasil.   Sempre participou e ajudou nas atividades das Paróquias onde estava  trabalhando.

O lema em MCS sempre foi ser o melhor na região e área de suas tarefas, para que a Igreja e seus Meios de Comunicação Social tivessem meios modernos de Evangelização, sendo modelo e exemplo de qualidade, tanto na área técnica, como ideologia.  Por mais de 44 anos trabalhou na área técnica das Rádios dos Frades Capuchinhos e de Igreja.

Por motivos de saúde e também abrindo espaço para as novas gerações e novos desafios, pediu e recebeu novas atividades na Pastoral Paroquial.

Residiu em Marau, Vacaria, Caxias do Sul, Garibaldi e em Tramandaí, desde 23/12/2009, assumiu e reside como vigário Paroquial.

O novo ideal e desafio Pastoral foi de que Jesus tem de ser sucesso em suas atividades e Pregação. Se conseguir, é somente pela graça de Deus.

Endereço atual: RUA SAYDE ABRAHÃO, 245 C.P. 44, 95590-000 TRAMANDAÍ, RS. BR –

Tel.: 051 9976 5658.   breda@ofmcaprs.org.br