Pe. José Marcelino Willrich

Nascimento: 21 de outubro de 1958
Ordenação Presbiteral: 15 de dezembro de 1984

Pe. José Marcelino Willrich

Pe. José Marcelino nasceu em São Vendelino, no dia 21 de outubro de 1958. Desde pequeno, juntamente com seus pais, participava da vida paroquial e das celebrações eucarísticas. Foi coroinha por alguns anos e iniciou seus estudos em 1966, na sua comunidade. Em 1972 entrou no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio, onde cursou a 6ª e a 7ª série. Em 1974, foi para o Seminário São José, em Gravataí, e cursou 8ª série e o Ensino Médio. Em 1978, entrou no Seminário Maior Imaculada Conceição, em Viamão, realizando os estudos de Filosofia e Teologia.

Foi ordenado diácono no dia 27 maio de 1984, por dom Edmundo Kunz, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, no Seminário Maior Imaculada Conceição.Trabalhou como diácono na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas.

Ordenado presbítero no dia 15 de dezembro de 1984, em São Vendelino por dom Claudio Colling, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, como lema sacerdotal: “Na alegria, servir ao Senhor”. Sua primeira atuação presbiteral foi na Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio da Patrulha. Além de outras paróquias, trabalhou na formação de seminaristas no Seminário São José, em Gravataí e no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Viamão.

Atualmente atua como Vigário Geral, Assistente Eclesiástico do Movimento do Cursilho de Cristandade da diocese de Osório e pároco da Paróquia São José, em Três Cachoeiras.