Pe. Jair Peres de Pinho

Nascimento:  2 de dezembro de 1961

Ordenação Presbiteral: 01 de janeiro de 1994

Pe. Jair Peres de Pinho

Pe. Jair é filho de Pedro Mário Borges de Pinho e Diamantina Peres de Pinho, natural de Viamão, nascido em 02 de dezembro de 1961. Concluiu o Curso Seminarístico de 2º grau em 30 de novembro de 1984, no Seminário São João Vianney, em Bom Princípio.

Participou do Curso de Aperfeiçoamento, na escola vocacional São José, em Gravataí, no ano de 1985. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição no dia 08 de dezembro de 1989. Formado em Teologia no ano de 1993, no Seminário Maior de Viamão.

A sua ordenação presbiteral foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha no dia 01 de janeiro de 1994. No mesmo ano foi para Camaquã atuar na Paróquia São João Batista. Em 1996, para Palmares do Sul, na Paróquia São José. No ano de 2003, para Santo Antônio, Cidade Alta, Paróquia Santo Antônio.

A pós-graduação em Teologia foi concluída em 11 de dezembro de 2003, na PUC-RS. Assim como o mestrado em Teologia, na área de Teologia Sistemática, em 11 de maio de 2004 pela PUC-RS. Em 30 de maio de 2011, concluiu o curso de especialização em Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC), da Paulinas.

Participou da Peregrinação San Tiago de Compostela em 09 de setembro de 2011.  Em 29 de agosto de 2014 concluiu o curso de especialização em Formação Humana e Desenvolvimento de Pessoas promovido pela UNILASALLE, em Canoas.

Em 2009 foi pároco na Paróquia Santo André Avelino, em Maquiné e, atualmente pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Capão da Canoa.