Notícias da diocese › 28/01/2020

Vem passar o carnaval no Santuário! Caraá realiza a 127ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas em fevereiro

A Diocese de Osório e a Paróquia São Cristóvão de Caraá realizam a secular Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, de 18 a 28 de fevereiro de 2020, no Santuário Diocesano, com uma programação especial, no Alto-Caraá 

Mais uma vez a pedalada com os ciclistas do Grupo SAPedal abrirá a programação no dia 18saindo da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, às 19h, em Santo Antônio da Patrulha, em direção ao Santuário. pároco de Caraá, Pe. Nilso Ricardo Zanella, participará do pedal, que contará ainda com carro de apoio aos participantes ao longo do trajeto. 

Além disso, a programação contará com a oferta de diversos horários para a participação nas missas campais, bênçãos e confissões diárias, que acontecem, paralelamente, à chegada de centenas de romeiras/os, de perto e de longe, a grande maioria à pé pelos caminhos que ligam as cidades vizinhas à Caraá, para agradecer pelas graças alcançadas, fazer suas orações e pedir à Mãe que interceda  pelos seus filhos/as junto ao Pai. 

O final de semana, 22 e 23 de fevereiro, sábado e domingo, é marcado por inúmeras missas campais, por ser também os dias de maior movimentação no Santuário. São esperadas cerca de 30 mil pessoas visitando o Santuário durante a Romaria, com mais intensidade no final de semana. No sábado, depois da missa das 22h, o grupo musical de Santo Antônio da Patrulha, Dom de Deus, fará uma apresentação com repertório de louvor e devoção. No domingo, o bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, presidirá a missa das 15h, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora.   

De acordo com o pároco da Paróquia São Cristóvão, Pe. Nilso Ricardo Zanella, a Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas está sendo preparada com o auxílio e empenho da comunidade para mais uma vez acolher as/os romeiras/os na casa da Mãe, destacando o sentimento da comunidade ao receber as/os irmãs/irmãos com o slogan do Santuário: “Lágrimas é o teu Santuário!”. 

Outro momento marcante na programação é no dia de Nossa Senhora das Lágrimas, 28 de fevereiro, sexta-feira, com a cavalgada de tradicionalistas vindos de várias partes da região, chegando a levar de 3 a 5 horas até o Santuário, para acompanhar a missa campal das 10h da manhã. 

Também, nos dias com programação no Santuário, será oferecido almoço com churrasco e acompanhamentos, cuja arrecadação de valores será revertida em melhorias no Santuário. 

 

Programação 

18/2, terça-feira 

Pedalada com saída às 19h da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Santo Antônio da Patrulha) até o Santuário das Lágrimas (Alto-Caraá); 

 

19 e 20, quarta e quinta-feira 

Missa no Santuário, às 20h, com Pe. Nilso Ricardo Zanella

 

21, sexta-feira 

Missa no Santuário, às 20h e às 22h, com Pe. Nilso Ricardo Zanella

 

22/2, sábado 

Missas às 9h (Pe. Laudemir Demarchi), 10h30min (Pe. Jair Peres de Pinho), 15h (Pe. Laudemir Demarchi), 16h30min (Pe. Gilberto Silva de Fraga), 18h (Pe. Rodrigo Schüler de Souza), 20h (Pe. Ozeias dos Santos)às 22h, missa campal (Pe. Ildomar Danelon) e, logo após, apresentação do grupo musical “Dom de Deus” de Santo Antônio da Patrulha. 

 

23/2, domingo 

Missa às 6h (Pe. Nilso Ricardo Zanella), 8h (Pe. Ildomar Danelon), 10h (Pe. Ricardo Justin Jacoby), 12h (Pe. Antônio Dall’Ó) e às 15h (bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl)com procissão. 

 

24/2, segunda-feira 

Missa às 20h, com Pe. Nilso Ricardo Zanella

 

25/2, terça-feira 

Missa às 15h, com Pe. Nilso Ricardo Zanella

16h, benção do Santíssimo

17h, Terço dos Homens

18h, celebração Penitencial 

Missa às 20h, com Pe. Nilso Ricardo Zanella

 

26/2, quarta-feira 

20h, Terço

 

27/2, quinta-feira 

Missa no Santuário, às 20h, com Pe. Nilso Ricardo Zanella

 

28/2, sexta – Dia de Nossa Senhora das Lágrimas 

– Missa no Santuário, às 8h, com Pe. Nilso Ricardo Zanella

– Missa Campal, às 10h, com Pe. Nilso Ricardo Zanellacom cavalgada e participação de tradicionalistas da região e, Missa, às 15h, com Pe. Hilário Sozo

 

Refeições e estacionamento 

Dois amplos locais estarão preparados para receber os peregrinos para as refeições. Haverá amplo espaço para estacionamento, sendo que muitos peregrinos aproveitam para acampar no local, já que existe uma área arborizada. 

 

Caminhadas 

Muitos peregrinos preferem ir até o Santuário caminhando em peregrinação. As caminhadas geralmente são em grupo e iniciam na quarta-feira, com maior concentração no sábado e domingo. 

Os romeiros dispõem de vários caminhos para chegar ao Santuário, sendo os principais caminho que liga Osório à Caraá pelo Morro da Borússia e a que liga Santo Antônio da Patrulha – Alto-Caraá, que recentemente recebeu pavimentação asfáltica e os motoristas devem ter cautela, para não colocar os peregrinos em risco. 

 

Segurança 

A Brigada Militar também irá apoiar e dar segurança às centenas de romeiras/os que estarão no Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas. 

 

Transporte 

O transporte coletivo ficará a cargo da Empresa Sudeste, que divulgará os roteiros e horários. Mais informações contate (51) 3662-5240 ou (51) 3662-2140. 

 

Seja um devoto! 

Venha ser um devoto de Nossa Senhora das Lágrimas, contribuindo com um valor mensal, que será revertido em melhorias no Santuário, para melhor atender a todos Romeiros. Mais informações de como se tornar um devoto de Nossa Senhora das Lágrimas procure a secretária da Paróquia São Cristóvão, em horário comercial, com o Padre Nilso Zanella ou pelo telefone 51- 98410-2652 ou pelo e-mail saocristovao@diocesedeosorio.org 

 

 

O início da devoção 

Foram os imigrantes italianos da região de Bergamo, que no século XIX, trouxeram a devoção à Imagem de Maria que chorou de compaixão. Essa devoção recebeu um grande impulso no Litoral Norte gaúcho com a promessa de Isidoro Meregalli, que diante da grave enfermidade de sua esposa prometeu se ela recuperasse a saúde construiria uma capela dedicada a Nossa Senhora das Lagrimas. O pedido de saúde foi atendido e a capela concluída em 1893, recebendo a imagem da Virgem das Lágrimas, venerada no Alto do Caraá. 

Residindo em Osório, Odete Meregalli, a bisneta de Isidoro Meregalli, nasceu e cresceu em Caraá com a família tornou-se mais uma geração de devotos de Nossa Senhora das Lágrimas. “A gente sente uma energia muito boa ao entrar no Santuário e nossa família tem muito orgulho de sermos uma descendência de Isidro Meregalli, o grande idealizador, o grande devoto e divulgador de Nossa Senhora das Lágrimas”, conta Odete. 

Segundo Odete, a sua bisavó, a qual foi a motivação para a promessa do esposo Isidoro, Regina Capra, faleceu 30 anos depois da conclusão da Capela, em 1923, no dia 28 de fevereiro, dia da Festa de Nossa Senhora das Lágrimas, e está sepultada no cemitério do Alto-Caraá. Já o devoto bisavô, Isidoro Meregalli, faleceu em 28 de abril de 1945 e está sepultado no cemitério de São João em Porto Alegre. 

 

Oração à Nossa Senhora das Lágrimas 

“Comovido com o prodígio do derramamento de tuas lágrimas, oh! misericordiosa Virgem Maria de Treviglio, venho prostrar-me a teus pés, e animado e confiante por tantas graças que tens concedido, venho a ti para abrir-te o meu Coração, para alojar em teu doce Coração de Mãe todas as minhas dores, para unir minhas lágrimas às tuas: as lágrimas da dor pelos meus pecados e dos sofrimentos que afligem a mim e toda a humanidade. 

Olha para elas, Oh! Mãe querida, com rosto benigno e com olhos de misericórdia, e pelo amor que tens a Jesus, digna-te consolar-me e escutar-me. digna-te consolar todos teus filhos. 

Por vossas santas e inocentes lágrimas, digna-te conseguir-me de vosso divino Filho o perdão de meus pecados, uma fé viva e ardente, e a graça que agora, te peço… 

Oh! Mãe minha, e esperança minha, em teu Coração Imaculado e dolorido ponho toda minha confiança. 

Nossa Senhora das Lágrimas, tende compaixão de mim.” 

Rezar a Salve Rainha. 

 

? Quer receber notícias da Diocese de Osório pelo Whatsapp?
Envie seu nome, cidade, e #notícias para 51-98410-1945 e coloque nosso número na agenda de contatos do seu celular ou fale com a gente pelo link ascomdiocesedeosorio

Pastoral da Comunicação – PASCOM
Assessoria de Comunicação da Diocese de Osório – ASCOM

www.diocesedeosorio.org
www.facebook.com/dioceseosorio

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.