Notícias da diocese › 05/11/2021

Campanha para a Evangelização 2021 inicia com a Solenidade de Cristo Rei, no dia 21 de novembro

A Igreja no Brasil tem o cuidado de sempre oferecer instrumentos para todas as comunidades e para todos os batizados vivenciarem a fé de forma prática, aproveitando os tempos da Liturgia e das Celebrações. Assim, o Tempo do Advento, tempo da feliz espera pelo Salvador, é marcado pela Campanha para a Evangelização. A Campanha para a Evangelização tem início com a Solenidade de Cristo Rei, no dia 21 de novembro de 2021, e se estende ao longo do tempo do Advento.

De acordo com o Pe. Luciano Motti, pároco da Paróquia São José em Três Cachoeiras, neste ano de 2021, o lema motivador da Campanha para a Evangelização é uma frase do Papa Francisco, dita ao final da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro: “Ide, sem medo, para servir!”. Este pronunciamento do santo padre traz uma profunda e decisiva provocação: a vivência da fé precisa se realizar na comunidade através das relações de cuidado e fraternidade.

“Não é possível ser seguidor de Jesus sem participar da vida da comunidade eclesial. E esta participação deve se aprofundar na medida em que a fé amadurece. De forma básica, a participação realiza-se na Liturgia e nas Celebrações, especialmente a missa do domingo. Na medida em que se fortalece a fé, a participação vai se dando no engajamento nas campanhas da comunidade, nos movimentos de leigos, no dízimo. E deve chegar ao ponto de se realizar na forma de serviço aos outros: nos ministérios dentro da comunidade e no testemunho coerente de vida nos ambientes sociais. E há ainda a possibilidade do serviço radical através da consagração missionária, com a saída para outras terras”, explica Pe. Luciano.

Pe. Luciano destaca também que a Campanha para a Evangelização quer ser um momento forte para o encontro de cada um com sua vocação.

“Nestes tempos dramáticos de pandemia, temos a possibilidade de realizar um grande e precioso serviço à comunidade através de nossa presença consciente e da nossa participação nas atividades evangelizadoras. Especialmente nas ações que buscam avivar a fé dos desanimados e acomodados”, diz Pe. Luciano.

Gesto concreto

Também é oferecida a oportunidade de um engajamento mais amplo, com a ajuda à Igreja que está além de nossa comunidade e Diocese. A Coleta para a Evangelização destina-se ao sustento da organização da Igreja local e regional a fim de que possa cumprir sua missão evangelizadora. Por isso, além da generosidade que expressa, realiza o compromisso com o sustento da Evangelização.

A campanha conta com uma colaboração que repercute em cada comunidade por meio de um gesto concreto: a coleta para a Evangelização, realizada todos os anos no 3º Domingo do Advento que, em 2021, será no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro.

Baixe aqui o Texto-base da Campanha para Evangelizacao 2021

Com informações da CNBB e Pe. Luciano Motti, pároco da Paróquia São José em Três Cachoeiras