Notícias da diocese › 15/04/2019

Bispo presidirá Missa do Crisma na Catedral Nossa Senhora da Conceição em Osório

É comum a realização da Missa do Crisma ou “Missa dos Santos Óleos”, na Quinta-feira Santa, em igrejas Catedrais. Porém, a Diocese de Osório há alguns anos optou por realizar a celebração, a cada ano, em uma das suas paróquias, e na quarta-feira à noite, possibilitando que os/as fiéis possam conhecer e participar dessa celebração que possui um significado todo especial.

Nesse ano a Missa do Crisma vai reunir todo o clero com o seu bispo na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório, no dia 17 de abril, quarta-feira, às 19h30min.

O que é a Missa do Crisma

Dois significativos momentos fazem parte de seu rito. O primeiro é a bênção dos óleos que são utilizados nos sacramentos da Crisma, Unção dos enfermos, Batismo, bem como em ordenações de presbíteros e bispos e em dedicações de altares e igrejas. Daí ser também chamada “Missa dos Santos Óleos”.

O segundo, é o fato de ser considerada a celebração da instituição do sacerdócio. Nela o clero diocesano renovará as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, também sendo considerada pela Igreja a “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, a Missa do Crisma é a Celebração que lembra não só a instituição do sacerdócio, mas também da Eucaristia.

“Constitui um momento forte de comunhão eclesial, de confraternização entre o bispo e todo o clero. Momento um tanto íntimo e que tem significado que expressa essa eclesialidade, essa comunhão presbiteral, da Igreja presente na Diocese,” explica o bispo.