Notícias da diocese › 09/12/2017

Bispo de Osório ordenou Ricardo Justin Jacoby presbítero em Três Forquilhas

O primeiro padre de Três Forquilhas, município do Litoral Norte Gaúcho, Pe. Ricardo Justin Jacoby, foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório, no dia 8 de dezembro de 2017, sexta-feira, dia da solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da Paróquia de Três Forquilhas e Itati e da Diocese de Osório.

De acordo com o Pe. Ricardo, a ordenação foi na sua comunidade de origem, onde seus pais receberam o sacramento do Matrimônio, onde foi batizado, fez a Primeira Eucaristia, Crisma e, agora, ordenado presbítero.

“Chegar a este momento da ordenação presbiteral, um momento único e especial na minha vida, é uma enorme gratidão, sabendo que a Graça de Deus me acompanha ao longo de minha caminhada vocacional. Gratidão por saber que não estou só, muitas pessoas que me ajudaram nesta caminhada, família, amigos, tantas pessoas que rezam pelas vocações, e reconhecer que a Graça de Deus me acompanha, pois sozinho não teria chegado a ser padre,” afirma Pe. Ricardo.

 

 

Trajetória

Ricardo Justin Jacoby, filho mais novo do casal Adair Chaves Jacoby e Selanita Justin Jacoby, nasceu no dia 02 de setembro de 1989, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres. Tem uma irmã, Alice Justin Jacoby, casada com Alessandro Boff Leal, e uma sobrinha e afilhada, Ana Luiza Jacoby Leal, de 1 ano e 6 meses. Família na qual apoiou desde cedo o seu discernimento vocacional, quando ainda muito pequeno, de 10 para 11 anos, foi convidado para ser coroinha em Três Forquilhas. Após o convite passou a participar dos encontros vocacionais, chamado Kairós, uma promoção do Serviço de Animação Vocacional da Diocese.

Em 2008, aos 17 anos, ingressou na Casa de Formação Pe. Delai, em Três Cachoeiras, para cursar o propedêutico, um ano de discernimento até a entrada no Seminário Maior, de preparação para o vestibular, formação nas diversas áreas. Em 2009, ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Viamão, onde nos anos de 2009 a 2011, cursou Filosofia, na PUCRS. Em 2012, iniciou a Faculdade de Teologia, onde concluiu os estudos acadêmicos em 2016. No ano de 2014 realizou o Ano Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral, em Osório.

Ao longo da trajetória de formação de cerca de 10 anos, considera ter vivenciado muita coisa bonita, novas amizades em Cristo, dentre elas, destaca algumas paróquias nas quais realizou atividades pastorais no final de semana: Paróquia São Domingos de Torres (2012-2013), Ano Pastoral na Catedral (2014), Paróquia São José de Palmares do Sul (2015-2016), e a Rede de comunidades Senhor Bom Jesus de Morrinhos do Sul e Mampituba (2017), onde teve a graça e a alegria de exercer o meu ministério diaconal.

Pe. Ricardo que atualmente é o referencial para Liturgia e Ministérios, disse que sempre gostou muito de liturgia, desde a faculdade. “Acredito que uma liturgia bem celebrada e vivida enriquece a nossa vida de cristãos e nos aproxima do grande mistério pascal. Como fui designado para ser o referencial diocesano da liturgia, creio na necessidade de estar sempre me atualizando e estudando,” afirma o Pe. Ricardo.

 

Seu Lema

O lema de Ordenação Presbiteral é algo que acompanha toda a vida do sacerdote e exprime muito do que ele acredita e leva para o seu ministério. Pe. Ricardo inspirado em uma frase de Santo Inácio de Loyola, “Em tudo amar e servir”, lema escolhido já na sua ordenação diaconal, em maio de 2017, expressa a sua crença de que a vida de um padre deve ser marcada pelo amor e o serviço. “’Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei (João 15)’. É o que nos pede Jesus, este amor se traduz amando primeiro a Igreja de Cristo, amando os irmãos e irmãs, e amar é gesto, atitude, assim deve ser a vida de um presbítero, amar é servir, é doação, é entrega, é dedicar-se totalmente e inteiramente ao serviço e na construção do Reino de Deus,” acredita o neo-sacerdote.

  

 

A Ordenação

A ordenação presbiteral aconteceu pelas mãos do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, com a presença do clero diocesano, seminaristas da diocese de Osório e também com a presença do Pe. João Piccoli e Pe. João Carlos da Arquidiocese de Porto Alegre, acompanhada por familiares, amigos e o povo de Deus vindos das diversas paróquias em que Pe. Ricardo passou durante os últimos anos.

No dia de Imaculada Conceição, na Paróquia dedicada a ela, o Rito litúrgico iniciou mencionando que Maria está intimamente ligada ao Mistério do Advento, pois o Senhor vem à terra para que toda a Igreja e a humanidade inteira possam realizar, por graça, o que contempla em Maria: sermos todos “santos e imaculados diante Dele no amor.

Após a Liturgia da Palavra, no Rito de Ordenação Presbiteral, o reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, Pe. Ildomar Danelon, apresentou o candidato ao Bispo, iniciando o momento da eleição do candidato, com dom Jaime Pedro o escolhendo para a Ordem do Presbiterado.

Na sequência, Pe. Ricardo realizou as promessas sacerdotais, prometendo ao final respeito e obediência ao Bispo, em sinal de sua disponibilidade em servir a Deus e à Sua Igreja. E um dos momentos mais esperados do rito da ordenação, o ato de prostração, quando Pe. Ricardo deitou-se no chão em atitude de humildade e de total entrega de si a Deus, enquanto a assembleia intercedia por meio da Ladainha.

 

Já no momento considerado o central da celebração, quando ocorre a imposição das Mãos e a Oração Consecratória, com silêncio a comunidade se colocou em sintonia com o Bispo e os demais padres acompanhando a imposição das mãos sobre a cabeça de Ricardo, realizando assim uma oração pelo neo-sacerdote.

Os familiares do Pe. Ricardo participaram da celebração e, especialmente, os pais Adair e Selanita, realizaram a entrega da estola e da casula, sinais visíveis do ministério que Pe. Ricardo exercerá, sendo revestido pelo Pe. Hilário Sozo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Osório). Após a vestição, deu-se a unção das mãos em sinal de sua consagração sacerdotal e, na sequência, realizou sua primeira benção sacerdotal em seus pais.

A celebração que contou com cerca de 1 mil pessoas, muitas delas acompanhando via telão instalado no salão paroquial, teve duração de duas horas. No seu término, Pe. Ricardo agradeceu as muitas pessoas que rezaram pela sua vocação, que estiveram com ele durante a caminhada de preparação, colaboraram na preparação da sua ordenação presbiteral e a todo o povo que seguirá acompanhando-o no seu ministério sacerdotal. Também a realização da consagração do ministério à Nossa Senhora, quando Pe. Ricardo se colocou diante da imagem da Imaculada Conceição, enquanto o grupo de cantos da comunidade cantou a Ave Maria, foi um momento devocional que emocionou muitos presentes.

A ordenação em Três Forquilhas contou com a transmissão Rádio Maristela 106.1 FM e de emissora local, assim como em vídeo pela fanpage da Diocese de Osório, que pode ser acessada a qualquer momento.

 

Perfil

Eu sou… um pouco tímido, uma pessoa que tem muito a aprender.

Eu acredito… na capacidade que o ser humano tem para transformar em mundo melhor.

Eu admiro… as pessoas que doam a sua vida ao Reino.

Melhor lembrança… família reunida na casa da praia dos avôs.

Um lugar… praia.

Durante a minha vida aprendi… que cada um vai construindo sua história.

Experiência marcante… meu primeiro encontro vocacional, faz tempo…2002.

Já visitei… um presidio, vale a pena fazer a experiência.

Não gosto… de mentira, fofocas.

Meu esporte preferido… andar de bicicleta.

Pessoas que me influenciaram… minha família, padres, amigos do coração.

Tenho saudades… de alguns momentos da infância.

Recomendo… seja um doador de sangue.

A trilha musical da minha vida seria… “Tocando em frente” de Almir Sater.

Coisas simples que me fazem feliz… chimarrão, conhecer lugares novos, contemplar o pôr-do-sol.

As melhores coisas da vida são… aquelas que fizemos com o coração, sem interesse.

Quando não estou trabalhando gosto… visitar os amigos, tomar chimarrão.

Meu talento é… fazer pães.

Planos futuros… viver o meu ministério presbiteral, contanto com a providência de Deus.

 

Confira os principais destaques da Ordenação por meio do registro fotográfico de Diego Pedrotti.

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.