Notícias da diocese › 02/04/2019

Bispo da Diocese de Osório participa de encontro que aprofunda a missão ad gentes

Aprofundar a reflexão da missão ad gentes é o principal objetivo do encontro que iniciou no último domingo, 31 de março, reunindo bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas.  O encontro acontece até o dia 2 de abril, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.

Estão reunidos representantes dos regionais e das dioceses que enviam ou que pretendem enviar missionários(as) ad gentes, assim como representantes de Congregações, Institutos religiosos, Novas Comunidades e outras instâncias missionárias interessadas no tema.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl participa do Encontro, visto que também é o bispo referencial para a Animação Missionária do Regional Sul 3 da CNBB. Dom Jaime como referencial do RS também é responsável e acompanha o projeto Igreja Solidária com presença de missionários em Moçambique.

O Encontro tem entre os objetivos a partilha, avaliação e aprofundamento das experiências missionárias além-fronteiras e os projetos ad gentes assumidos e sustentados pelos Regionais da CNBB, bem como pelas Dioceses, Congregações, Institutos religiosos e Novas Comunidades. O encontro também quer motivar outros Regionais, Dioceses e Congregações para a abertura à missão ad gentes, assim como oferecer contribuições para o Programa Missionário Nacional.

1Em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário e dando continuidade à primeira experiência vivenciada no ano passado, o encontro da missão ad gentes foi construído através da parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), Centro Cultural Missionário (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Pe. Antônio Niemiec, assessor da Comissão Missionária da CNBB, destaca que existe uma boa participação com experiência na missão além-fronteiras. “Temos a presença de 39 pessoas, representando 14 congregações, 8 regionais, assim como, pela primeira vez, a presença de comunidades de vida. Isso é uma riqueza na diversidade de participantes como também de experiências missionárias. Estamos ajudando a Igreja do Brasil a olhar para aquilo que é a essência da Igreja, que é a missão universal” destacou Pe. Antônio.

Dom Jaime Pedro permanece em Brasília até o próximo domingo, 7 de abril, participando também de compromissos com os bispos referenciais dos Conselhos Missionários Regionais – COMIRES e da Assembleia do Conselho Missionário Nacional – COMINA.

Fonte: POM