Notícias da diocese › 21/04/2020

Bispo da Diocese de Osório emite novas orientações sobre o retorno das missas com público e outras medidas

Na manhã desta terça-feira, 21 de abril, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, após reunir na última segunda-feira, 20, o  Conselho de Consultores e de Presbíteros, emite um novo comunicado tratando principalmente sobre a celebração da Santa Missa com a participação presencial de fiéis.

De acordo com o comunicado, foi realizada uma “avaliação do momento delicado que estamos vivendo.”. Abaixo segue os principais pontos recomendados pelo nosso Bispo:

Missa com a participação de fiéis

A orientação da Diocese de Osório para as suas 23 paróquias no Litoral Norte gaúcho, é de que a partir da “flexibilização do poder público, algumas paróquias já iniciaram a possibilitar a participação dos fiéis em modo presencial, respeitando a normativa: não mais de 30 pessoas, distância mínima de 2 metros entre as pessoas, uso de máscaras, ambiente arejado, disponibilização de álcool gel e kit completo de higiene nos banheiros.

De acordo com dom Jaime, “a dificuldade é a de ter que limitar o número de pessoas, mas precisa ser respeitado.”. O Bispo também elogia a iniciativa de algumas paróquias que já aumentaram o número de celebrações para possibilitar a um maior número de fiéis participarem da celebração eucarística. Mas reforça que a paróquia deverá realizar missa com fiéis presentes apenas nos municípios que permitem essa possibilidade.

“Pedimos que se obedeça a determinação das autoridades competentes e se continue celebrando em privado nos horários definidos pela paróquia”, orienta dom Jaime nas cidades que não permitam a abertura das igrejas.

“Que cada paróquia, dentro de vossas realidades e possibilidades ir, progressivamente, abrindo as igrejas para oração pessoal dos fiéis e voltando as celebrações das missas de acordo com as circunstâncias e a legislação estadual e municipal vigentes”, orienta dom Jaime.

Funcionamento das secretarias paroquias

Quanto ao funcionamento das secretarias paroquiais, dom Jaime afirma que “o importante é respeitar as indicações dadas para esse tipo de serviço, sobretudo limitando o número de pessoas e uso de máscaras.”.

Sobre a realização de eventos/atividades

Com relação a agenda de MAIO da Diocese de Osório estão CANCELADOS os seguintes eventos/atividades:

09/5 – Escola de fé, bem comum e cidadania;

16/5 – Seminário da Iniciação à Vida Cristã (IVC);

23/5 – Encontro da Pastoral da Criança em Tramandaí;

30/5 – Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP).

A princípio estão MANTIDOS:

05/5 – Reunião do Clero;

09/5 – Reunião do Conselho  Missionário Diocesano (COMIDI);

19/5 – Encontro do Clero com estudo sobre liturgia;

21/5 – Conversa do Bispo com os membros das  PASCOM  e Imprensa alusivo ao 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais via internet.

Sobre a realização das Coletas

No comunicado é informado que mesmo na situação de maiores dificuldades financeiras, nenhuma coleta foi cancelada, algumas apenas transferidas, conforme segue:

31/5 – Coleta de Pentecostes de apoio ao projeto missionário do Regional Sul III (CNBB) com Moçambique;

28/6 – Óbolo de São Pedro pelas vocações (cada paróquia define a data em agosto);

13/9 – Lugares Santos;

18/10 – Missões;

22/11 – Campanha da Fraternidade e Campanha da Evangelização.

É tempo de cuidar

Por fim, dom Jaime reforça a iniciativa da CNBB e Cáritas brasileira, partilhando iniciativas locais de solidariedade, mesmo das paróquias, no projeto: “É tempo de Cuidar”, já noticiado pela Diocese no site: https://www.diocesedeosorio.org/cnbb-e-caritas-brasileira-lancam-acao-solidaria-emergencial-da-igreja-no-brasil.html

Para mais informações sobre as orientações emitidas pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl, procurar o páraco da sua paróquia, especialmente, por meio telefônico.