Notícias da diocese › 31/05/2017

Bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl fala sobre a Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Na última semana, de 24 a 27 de maio, o bispo dom Jaime Pedro Kohl esteve em Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha. Acompanhe os principais destaques que dom Jaime Pedro bispo faz sobre a Visita:

“É bonito perceber que cada paróquia tem suas características e organização próprias. Também esta assumiu a setorização, organizando-se em Rede de Comunidades. A sede está localizada na comunidade de Pitangueiras, onde funciona a secretaria e a casa paroquial. As demais comunidades estão divididas em 7 setores, usando nomes bíblicos para identificá-las.

É uma Paróquia em que se mistura o urbano e o rural. São 14 comunidades já estruturadas com todos os serviços. As mais populosas ficam no Centro do Município e em crescimento. As menos populosas e em maior número no interior. Comunidades vivas e com boa participação. Surgindo novos grupos de jovens. Crescendo os grupos de Infância e Adolescência Missionária. Os Grupos de Famílias são aproximadamente 100 e com propósito de aumentar.

A situação social e financeira das famílias varia muito. Tem um bom trabalho social dos Vicentinos que com a ajuda de um grupo de leigos recolhem uma boa quantidade de alimentos junto aos supermercados que são distribuídos uma vez por mês para mais de 40 famílias em vulnerabilidade social mediante cadastro e acompanhamento.

Tive a oportunidade de conferir a Crismas a quase 100 adolescentes, muito dispostos a continuar se encontrando como grupo de jovens missionários.  Aconteceram quatro celebrações com Crismas nas comunidades, uma celebração no asilo, a visita à uma escola e algumas visitas às pessoas doentes. A convivência com o Pe. Vilson e o Diácono Gilberto foi tranquila e oportuna.

É uma Paróquia que tem um grande potencial, conta com boas lideranças e presença efetiva de casais jovens. O movimento do Encontro de Casais com Cristo – ECC, aproximadamente 400 que já fizeram o Encontro, continua sendo uma força e aceitam o desafio de sair em missão.

O encontro com os Conselhos e lideranças, presentes em grande número, foi muito bem organizado e participado. A Paróquia já tem o seu Plano de Pastoral Paroquial elaborado a partir do Plano Pastoral Diocesano, definido bem as ações assumidas, algumas já implantadas e outras serão efetivadas ao longo dos próximos anos. Percebi a preocupação em preparar as lideranças que deverão dinamizar as várias pastorais.

Peço ao Pe. Vilson e às lideranças desta Paróquia uma atenção especial à juventude e à animação vocacional, pois me parece que o momento é propício para o desabrochar de vocações e novas lideranças.

Agradeço o carinho e a acolhida recebida por todas as pessoas que aproximamos nestes chuvosos dias, mas repletos de bênçãos.”

Fotos: Arquivo da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem