Notícias da diocese › 12/07/2017

Bispo da diocese de Osório fala sobre a Visita Pastoral na Barra do Ouro

Entre os dias 7 e 9 de julho, o bispo dom Jaime Pedro Kohl realizou a Visita Pastora na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, localizada no distrito da Barra do Ouro, em Maquiné, que tem por pároco o Pe. Tiago Gomes.

Após visita, o bispo nos conta suas impressões desse marcante momento na vida de nossa Diocese:

“Cada visita pastoral tem sua característica própria, pois as realidades são diferentes. Esta última de 7 a 9 de julho, na Barra do Ouro, mais breve porque é a menor paroquia da diocese, seja em tamanho como em população, aproximadamente dois mil habitantes.

A visita teve inicio com o almoço de sexta-feira na casa paroquial com a presença das irmãs Escolares de Nossa Senhora que tem casa na Barra do Ouro e atuam na paróquia quando podem.

Pela tarde, às 15 horas celebração numa pequena comunidade que não tem Igreja, mas celebra nas casas. Bonito! Depois da missa celebrada numa das casas tivemos uma farta partilha de doces e salgados trazidos pelos participantes. Às 17 horas celebração na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, no Cerrito.

De noite, às 19 horas Encontro com os membros dos Conselhos e Lideranças, na sede da paroquia. Depois de um momento de espiritualidade com encenação dos jovens, o Pe. Tiago apresentou as tentações dos agentes de pastoral a partir do documento do papa Francisco, ‘Evangelii Gaudium’ e em seguida o plano de pastoral da paróquia até 2019.

O encontro prosseguiu em forma dialógica respondendo algumas perguntas de esclarecimento que bispo fez aos presentes e respondendo a questões colocadas pelo grupo.

No sábado dia 8, a parte da manhã foi dedicada a visita de alguns doentes e idosos das comunidades. Pela tarde quatro celebrações eucarísticas: as 15 horas capela São Marcos (Pedra de Amolar); as 16:30 capela São Roque (na casa do seu Valter que passa por um momento delicado de saúde e também porque a ponte de acesso a Igrejinha não dá passagem); as 18 horas na sede da Paróquia (na Barra do Ouro); e as 19:30 na capela Nossa Senhora de Lurdes (Gruta).

O Domingo foi mais folgado, novamente Santa Missa na sede as 10:30 por ocasião do Encontro da Família Vidor.

Minha impressão sobre a caminhada desta paroquia é boa. Encontrei o pessoal muito contente com a presença e atuação do Pe. Tiago.

Uma paróquia que não tem muitas pastorais específicas por as comunidades serem atendidas facilmente dentro do contexto familiar. As comunidades pegam junto e conseguem suprir suas necessidades.

Principal ação evangelizadora é a catequese de crianças e adolescentes, bem como a frequente presença do padre celebrando a Eucaristia.

Positiva a presença e atuação de grupos de adolescente e jovens seguindo a proposta das Pontifícias Obras Missionárias. Percebe-se nos adolescentes e jovens, mesmo que poucos – devido as comunidades serem pequenas – um bom espírito e abertura vocacional que se expressa na disposição a servir.

Minha sugestão é a de especificar melhor os tempos e os responsáveis das ações escolhidas no plano pastoral priorizando algumas.

Louvo a Deus pelo bem que está sendo realizado nesta pequena e simpática paroquia.”

Fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Barra do ouro