Notícias da diocese › 09/02/2021

Bispo da Diocese de Osório comenta críticas à proposta da CFE2021 e orienta fiéis do Litoral Norte gaúcho

A Campanha da Fraternidade é um modo pelo qual a Igreja Católica no Brasil vivencia a Quaresma, que tem início no dia 17 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. Em 2021, a Campanha da Fraternidade é ecumênica (CFE2021) e traz um convite para nos educar para o diálogo, com o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”. E o lema “Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Efésios 2, 14).

Além disso, a CFE2021 quer “denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus; encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social; animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima; promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio; e fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa”.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, conforme o vídeo abaixo, orienta os fiéis sobre o objetivo da Campanha, reforçando que é momento de refletir, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

O vídeo foi gravado no contexto da recente circulação de críticas à proposta da CFE2021 e ataques pela internet sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano. Polêmicas movidas por preconceitos e anti-ecumenismo; além de acusações infundadas contra a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também marcada por polarização ideológica.

Gesto Concreto

O grande gesto concreto da Campanha da Fraternidade é a Coleta da Solidariedade, que neste ano acontecerá no dia 28 de março em todas as celebrações, e também por meio do site doe.cnbb.org.br.

Do total arrecadado, 60% fica na própria diocese e constitui o Fundo Diocesano de Solidariedade. Os 40% restantes compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O FNS atua apoiando projetos em três eixosFormação e Capacitação; Mobilização para conquistas e efetivação de direitos; e Superação de vulnerabilidade econômica e geração de renda.

Em 2020, por conta da pandemia, não foi possível abrir um edital. Em 2019, o FNS apoiou 238 projetos em todo país. É uma pequena ajuda que impulsiona e motiva ações que dão inicio a processos de solidariedade.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica que acontece desde a década de 60. Acompanhe a mensagem de dom Jaime Pedro, em:

CFE2021 na Diocese de Osório

Na Diocese de Osório, por meio de uma comissão composta pela Igreja Católica, com padres, leigos e o bispo dom Jaime Pedro Kohl, e pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a reverenda da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), foi preparada uma programação especial para apresentação e vivência da Campanha no Litoral Norte.

O lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica ocorrerá no dia 17 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, das 10h às 11h, por meio de programa especial na Rádio Osório 106.9 FM, em Osório, em rede de transmissão de diversas emissoras de Rádio no Litoral Norte gaúcho.

Também serão realizadas bate-papos por meio de lives nos dias 02 de março, com o tema: “Os clamores do nosso tempo e o papel das Igrejas“; e no dia 20 de março, o tema, “Muros a derrubar e pontes a construir”, que poderão ser acompanhados pelo Facebook da Diocese de Osório e das Igrejas parceiras nesse projeto.