Notícias da diocese › 05/10/2020

Bispo da Diocese de Osório anuncia transferências de padres e mudanças na agenda diocesana

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, anuncia por meio de Comunicado Oficial, ao clero e aos fiéis das 24 paróquias (Projeto Igrejas Irmãs), as transferências de alguns padres e divulga mudanças em algumas datas da agenda da Diocese, conforme decisões tomadas na reunião do Colégio de Consultores realizada no dia 1º de outubro 2020.

De acordo com o Bispo, decidiu-se por limitar ao mínimo necessário de mudanças, deixando para o final de 2021 e início de 2022 um número maior de transferências de padres nas paróquias que compõem a Diocese.

Veja as principais mudanças:

– Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio – Osório, com a saída dos Pobres Servos da Divina Providência da Paróquia, o Pe. Ceverino Cracco deixa a Paróquia São Pedro de Terra de Areia e assume essa paróquia em Osório.

– Paróquia São Pedro – Terra de Areia, o Pe. Fabricio Raupp Alves, que atualmente atua como vigário paroquial na Paróquia São Pedro, em Xangri-Lá, passa a ser o pároco em Terra de Areia.

– Paróquia Menino Jesus, em Vila Novo Remanso, na Amazônia, terá como pároco o Pe. Rodrigo Schuler de Souza, que se dispôs a partir para a missão no Projeto Igrejas Irmãs, entre Prelazia de Itacoatiara e Diocese de Osório, acompanhado do casal missionário Marilene Gayger Dias e Flavio Arão Pereira de Osório.

– Paróquia São José, em Três Cachoeiras, continuará contando com o Pe. Tiago Gomes como o pároco, além da atuação dele como Reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Viamão.

– Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio da Patrulha, contará com o diácono Ederson de Oliveira, que deverá ser ordenado presbítero no mês de fevereiro de 2021, como o vigário paroquial e referencial para o Serviço de Animação Vocacional da Diocese.

Mudanças na agenda diocesana

Na oportunidade da reunião do Colégio de Consultores da Diocese ficou ainda definido que a Assembleia Diocesana de Pastoral prevista para 17 de outubro será realizada em março de 2021, devendo nessa ocasião aprovar o Novo Plano Diocesano de Pastoral.

A Assembleia do Clero prevista para 26 a 28 de outubro será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, no salão paroquial da Catedral, em Osório, a qual terá como principais trabalhos finalizar a revisão do Regimento das Paróquias, continuar encaminhando os trabalhos do Novo Plano Diocesano de Pastoral, a elaboração da programação/agenda de 2021 e a definição das funções à frente das pastorais, organismos e movimentos a nível diocesano.

Ao final da nota, dom Jaime Pedro agradece de coração a disponibilidade dos irmãos com relação as novas obediências e deseja um apostolado fecundo com a benção e a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese.

O Colégio de Consultores da Diocese de Osório é formado pelos seguintes membros: Dom Jaime Pedro Kohl – bispo da Diocese de Osório, Pe. Celito Manganelli, Pe. Hilário Sozo, Pe. Marcelino José Willrich, Pe. Ildomar Ambos Danelon, Pe. Edegar Pereira da Rosa e Pe. Adalberto Lumertz Borges.

>> Baixe aqui a Comunicado Oficial com as transferências e outras decisões