Notícias da diocese › 30/07/2018

Arquitetura do Espaço Sagrado é tema de oficina gratuita em Dom Pedro de Alcântara

Dom Pedro de Alcântara recebe na próxima quinta-feira, 02 de agosto, às 19h, no Centro de Pastoral, a 5ª Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado, aberta a todas as pessoas da comunidade paroquial, assim como às paróquias vizinhas, de forma totalmente gratuita.

A igreja é um lugar de celebração. É possível melhorar este espaço para melhor acolher e vivenciar a liturgia?”, é a proposta da Oficina promovida pela “Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas”, levando às paróquias e comunidades dicas práticas de como projetar, construir, reformar ou reorganizar igrejas.

Segundo o arquiteto e urbanista, Alencar Massulo de Oliveira, sócio proprietário da Paralelo 36, a Oficina “é uma inovação e importante oportunidade de apresentar às pessoas informações e orientações passo-passo para uma boa obra com economia, qualidade e significado litúrgico. Enfim, estamos levando até as pessoas um pouco dessa catequese para democratizar a informação e melhorar nossos espaços celebrativos”, explica Massulo.

Além de Alencar Massulo, também a sua sócia, a arquiteta e urbanista, Teisla Klein, está dedicada ao projeto. Edições anteriores foram realizadas nas paróquias Nossa Senhora da Boa Viagem (Santo Antônio da Patrulha), São Pedro (Terra de Areia) e Nossa Senhora do Livramento (Guaíba), além da participação no I Seminário Diocesano de Catequese (Osório). Também outras paróquias têm demonstrado interesse em realizar a proposta, que pode se dar ao longo do ano, sob agendamento prévio.

A Oficina é realizada na paróquia que solicita e tem em média 1h30min de duração, podendo acolher de 10 a 30 pessoas participantes.

A “Paralelo 36 Arquitetos e Urbanistas”, é especializada em Espaço Litúrgico e Arte Sacra – construção, reforma e conservação de espaços sagrados e é a responsável, por exemplo, pelos projetos da reforma da Catedral Nossa Senhora da Conceição – Osório, Santuário Nossa Senhora de Lágrimas – Caraá, a secular igreja São Domingos – Torres e inúmeras outras igrejas na Diocese de Osório e em outras cidades.

Mais informações sobre a Oficina de Arquitetura do Espaço Sagrado contate (51) 99916-5924 (Alencar Massulo) ou (51) 99829-9298 (Teisla Klein). A Paralelo 36 também realiza a Oficina para além das paróquias da Diocese de Osório, com ajuda de custo para o deslocamento.