Notícias da diocese › 23/07/2019

Animação Vocacional realizou Pré-Congresso em Osório

Como o tema, “Vocação e discernimento” e lema, “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 25, 4), foi realizado na manhã do último sábado, 20 de julho, o Pré-Congresso Vocacional 2019. Por ocasião do 4° Congresso Vocacional do Brasil, que ocorrerá nos dias 05 a 08 de setembro, em Aparecida/SP, a Igreja convida todas as dioceses do Brasil para entrarem em sintonia com este grande momento celebrativo. Desta forma, a Diocese de Osório abraçando cada vez mais a causa vocacional, realizou o seu Pré-Congresso Diocesano no salão paroquial da Catedral, em Osório.

O objetivo do encontro foi refletir a temática circundante do 4° Congresso: “Vocação e discernimento”, iluminados pelo lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 25, 4), e teve como assessor o Pe. Gabriel Zucki Bagatini, presbítero da Diocese de Montenegro.

Pe. Gabriel falou sobre a dinâmica do 4º Congresso Vocacional em outubro, que contará com representante da Diocese de Osório, realizando um resgate histórico de todos os congressos já realizados e suas temáticas, além da apresentação do Texto-base de 2019. Após a apresentação os participantes tiveram um momento de discussão em grupo sobre os temas abordados.

Outro destaque do Pré-Congresso foi a benção do bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, às Capelinhas Vocacionais e envio das mesmas para as paróquias da Diocese, para a motivação e promoção de encontros vocacionais e peregrinação das Capelinhas por grupos como catequese, jovens e outras pastorais.

Também uma camiseta com a temática vocacional foi confeccionada para uso por todos os animadores vocacionais da Diocese, a qual possui a logomarca da campanha vocacional, “Cada comunidade uma nova vocação”, e com a frase escolhida para representar a animação vocacional na Diocese, “Me chamaste para caminhar na vida contigo”.

De acordo com  seminarista Éderson Oliveira, membro do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Osório, o Pré-Congresso contou com a presença de membros das Equipes Vocacionais Paroquiais, padres, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, vocacionados e vocacionadas. “Uma cultura Vocacional depende da unidade no compromisso Vocacional. Pensemos juntos, assim nossa força será maior”, afirmou o seminarista.

Confira no registro fotográfico do Pré-Congresso:

Colaboração: Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Osório