Notícias da diocese › 03/12/2017

Agentes da Pascom participaram de formação diocesana

A Diocese de Osório promoveu, por meio do Conselho Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), o Encontro Diocesano da Pascom, no último sábado, 2 de dezembro, em um sítio na comunidade do Rio do Terra, em Três Cachoeiras.

Com a presença dos agentes da Pascom das Paróquias de Torres, Caraá, Três Cachoeiras, Xangri-lá, Capão da Canoa, Santo Antônio da Patrulha, Arroio do Sal, Maquiné e do Setor Juventude, o Encontro iniciou com um momento de oração com a metodologia da Leitura Orante da Bíblia (LOB), conduzida pelo referencial da Pascom na Diocese, Pe. Leonir Alves, que reforçou o posicionamento diocesano em adotar a LOB no cultivo da espiritualidade dos agentes de pastorais nos grupos e individualmente. Também o dia foi marcante pela oportunidade de convivência entre os/as pasconeiros/as, trocas de experiências, estudo sobre os eixos norteadores da Pascom, orientações sobre o planejamento da atuação da Pascom nas paróquias para 2018, bem como, tomar conhecimento das orientações para fotografias e filmagens nas celebrações eucarísticas adotadas pela Diocese desde dezembro de 2016.

Também estiveram presentes no Encontro o pároco de Xangri-Lá, Pe. Luciano Motti, que se colocou a serviço juntamente com Joacir, também de Xangri-Lá, no preparo do almoço. O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, esteve convivendo com  o grupo no almoço e participou das atividades da tarde, encerrando o Encontro retomando o texto bíblico utilizado na oração da manhã, Mt 5, 13-16, que impulsionou os agentes a serem “sal da terra e luz do mundo”, pela força do testemunho, no serviço da evangelização por meio da comunicação. Evangelização que se dá primeiro pelo testemunho, pela relação entre as pessoas, pelas obras.

Os agentes retornaram para as suas paróquias assumindo o compromisso de organizar a atuação da Pascom com a realização de encontros sistemáticos, com a presença do pároco, especialmente nas reuniões de planejamento; basear a ação pastoral por meio dos quatro eixos conforme o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Doc. 99 – formação, articulação, produção e espiritualidade; realizar o planejamento da ação pastoral utilizando o Plano de Pastoral Diocesano e Paroquial para a Pascom e o calendário de atividades da paróquia, priorizando as atividades e iniciativas mais relevantes para o ano de 2018. E, por fim, o grupo tomou conhecimento da agenda de eventos/atividades formativas para 2018 nos âmbitos diocesano, regional e nacional.

Ficou interessado em conhecer e contribuir com a Igreja por meio da Pastoral da Comunicação? Contate o pároco da sua paróquia ou no email pascom@diocesedeosorio.org / whatsapp 51-98410-1945.